Nas últimas décadas, a gestão do sistema previdenciário env...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2069804 Serviço Social
Nas últimas décadas, a gestão do sistema previdenciário envolveu polêmicos embates. Esse contexto remete aos fundamentos do papel do Estado e de sua relação com a sociedade, pondo em questão o modelo de desenvolvimento econômico dominante na América Latina e no Brasil. Não obstante todos os efeitos danosos registrados, particularmente no que concerne às políticas sociais, o modelo neoliberal persiste ainda nos primeiros anos do século XXI. Quanto à Política Pública da Previdência Social brasileira, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A)    INCORRETA. De acordo com essa Emenda, também se observa o tempo de contribuição. Já para os trabalhadores rurais exige-se “60 (sessenta) anos de idade, se homem, e 55 (cinquenta e cinco) anos de idade, se mulher, para os trabalhadores rurais".

B)    INCORRETA. O BPC é um benefício da política de Assistência Social, que integra a Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

C)    CORRETA. Segundo o informativo do CFESS (2019, p. 1), destaca-se alguns pontos da contrarreforma: “exigência de idade mínima para se aposentar, que aumento de tempo de contribuição para os homens se aposentarem, também com idade em fase idosa; aumento do tempo de contribuição somada à idade mínima avançada para ter direito a aposentadoria com valor integral; redução no valor do cálculo do salário benefício, redução no valor de aposentadoria por incapacidade, se não for caracterizado acidente de trabalho, doença profissional ou no trabalho e pedágio de 50% a 100% sobre o tempo de contribuição faltante para a aposentadoria."

D)    INCORRETA. Conforme o CFESS (2019, p. 2) “algumas das medidas instituídas com essa contrarreforma da previdência ferem de imediato a composição de renda das famílias brasileiras, como a questão do aumento das alíquotas de contribuições dos/as trabalhadores/as e aos já filiados à previdência social exigência de cotas familiares para valores de pensão por morte".

E)     INCORRETA. Segundo o CFESS (2019, p. 2), no caso das mulheres, houve aumento da idade em fase idosa e desconsideração das “suas duplas ou triplas jornadas, associando trabalho, tarefas do lar e cuidado de filhos/as".

 

Referência Bibliográfica

BRASIL. Emenda Constitucional nº 103, de 12 de novembro de 2019. Altera o sistema de previdência social e estabelece regras de transição e disposições transitórias. Brasília, 2019.


 

CFESS. CFESS manifesta: Os impactos da “Reforma" da previdência na classe trabalhadora. Brasília, 28 out. 2019.

Gabarito do professor: C

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

gab C

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo