Sobre o tema Ação Penal, analise as afirmativas a seguir.I....

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q788431 Direito Processual Penal

Sobre o tema Ação Penal, analise as afirmativas a seguir.

I. Seja qual for o crime, quando praticado em detrimento do patrimônio ou interesse da União, Estado e Município, a ação penal será pública.

II. A representação será irretratável, depois de recebida a denúncia.

III. O Ministério Público não poderá desistir da ação penal.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A presente questão demanda conhecimentos que giram em torno da temática "ação penal". As fundamentações que levarão para a exclusão das alternativas incorretas e apontamento da alternativa correta estão contidas no título III do Livro I do CPP, que trata sobre ação penal (art. 24 em diante). Assim, analisemos as afirmativas:

I. Correta. A afirmativa é verdadeira, trata-se de fiel reprodução do §2º do art. 24 do CPP, cujo conteúdo dispõe que, seja qual for o crime, quando praticado em detrimento do patrimônio ou interesse da União, Estado e Município, a ação penal será pública. 

II. Incorreta. A afirmativa é falsa, pois aduz que a representação poderá ser retratada até o momento que antecede o recebimento da denúncia, contrariando o art. 25 do CPP, que dispõe: a representação será irretratável, depois de oferecida a denúncia.

De modo inverso, a representação poderá ser retratada antes do oferecimento da denúncia, e não antes do recebimento, como infere a afirmativa.

A esse respeito, merece destaque a previsão da Lei 11.340/06 que dispõe de maneira diversa e contraria a regra geral acima apresentada, o que pode ser objeto de pegadinhas.

Se o crime praticado for contra mulher no âmbito doméstico ou familiar, a representação poderá ser retratada até o momento que antecede o recebimento da denúncia, perante o magistrado, em audiência especial designada para a renúncia. É o que preceitua o art. 16 da Lei 11.340/06:

Art. 16. Nas ações penais públicas condicionadas à representação da ofendida de que trata esta Lei, só será admitida a renúncia à representação perante o juiz, em audiência especialmente designada com tal finalidade, antes do recebimento da denúncia e ouvido o Ministério Público. 

III. Correta. A afirmativa é verdadeira, trata-se da fiel reprodução do artigo 42 do CPP, que estabelece o princípio da indisponibilidade da ação penal pública, segundo o qual, "o Ministério Público não poderá desistir da ação penal".

Portanto, sendo as afirmativas I e III corretas, deve ser assinalada a alternativa C.

Gabarito do professor: alternativa C.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

De acordo com o CPP:

 

I) CORRETA.

Art. 24, § 2º Seja qual for o crime, quando praticado em detrimento do patrimônio ou interesse da União, Estado e Município, a ação penal será pública.

 

II) ERRADA.

Art. 25. A representação será irretratável, depois de oferecida a denúncia.

 

III) CORRETA.

Art. 42. O Ministério Público não poderá desistir da ação penal.

 

Gabarito: alternativa C.

 

Bons estudos! ;)

Apesar de ser questão "cara-crachá" é mal feita, pois se a representação é irretratável após o oferecimento da denúncia, também o é após o recebimento da denúncia, visto que esta ocorre após aquela.

Deveria vir no enunciado algo do tipo "De acordo com a literalidade do Código de Processo Penal". Deram mole.

Correta, C

 

Fiquem atentos, pois neste contexto da assertiva, as bancas costumam trocar os termos ''OFERECIDA'' por ''RECEBIDA''.

 

O correto da opção II seria: CPP Art. 25. A representação será irretratável, depois de oferecida a denúncia.

Gabarito: C

 

DICA: Para não confundir se a retratação é possível até o recebimento ou oferecimento da denúncia, penso na palavra "RETRÔ" (RETRatação até o Oferecimento da denúncia).

Art. 25, CPP.  A representação será irretratável, depois de oferecida a denúncia.

Eu costumo pensar: ninguém pode fazer o MP perder tempo e depois mudar de ideia; por isso o limite é o oferecimento (menor).

 

Art. 16, LMP.  Nas ações penais públicas condicionadas à representação da ofendida de que trata esta Lei, só será admitida a renúncia à representação perante o juiz, em audiência especialmente designada com tal finalidade, antes do recebimento da denúncia e ouvido o Ministério Público.

Eu costumo pensar: a vítima de violência doméstica precisa de mais tempo para avaliar a situação; por isso o limite é o recebimento (maior).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo