Os documentos de um arquivo passam por três fases distintas ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
b) Errada. Documentos com valor de pesquisa, probatório ou informativo são os pertencentes aos arquivos permanentes. Esses documentos cumpriram as funções pelas quais foram criados e foram recolhidos para os arquivos permanentes para servir à pesquisa.
c) Errada. Arquivos históricos são os arquivos permanentes.
d) Errada. Os documentos correntes são os documentos produzidos para que alguma atividade institucional pudesse ser desenvolvida. A possibilidade de uso desses documentos, ainda que não estejam sendo movimentados, é alta, pois as atividades necessitam do apoio dos registros informacionais.
e) Errada. Documentos correntes possuem valor primário e só serão eliminados quando cumprirem suas funções e a tabela de temporalidade assim determinar.
Gabarito do Professor: D
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Primeira idade: arquivo corrente
O arquivo corrente é constituído por documentos que ainda se encontram em tratamento ou continuam a ser utilizados na gestão (valor primário), são necessários ao trabalho no dia a dia em razão de sua vigência e da potencialidade de uso para fins administrativos, legais e fiscais.
GABARITO: LETRA D
Arquivo corrente ou de primeira idade – guarda documentos consultados com frequência, devido ao seu uso funcional/administrativo/jurídico (ligado à finalidade dos arquivos). Por isso dizemos que eles possuem valor primário.
Arquivo intermediário ou de segunda idade – guarda documentos que não são consultados mais com tanta frequência, e que aguardam a sua destinação final em depósito de armazenamento temporário, ou seja, se serão guardados permanentemente ou se serão eliminados após determinado tempo. Também chamado de pré-arquivo, os documentos ficam alocados geralmente distantes dos escritórios de trabalho (local afastado). Apesar de menos consultados, quando houver necessidade precisam estar acessíveis para o administrador (órgão produtor). Ainda possuem valor primário.
Arquivo permanente ou de terceira idade (os arquivos propriamente ditos) – guarda documentos que devem ser conservados definitivamente, por terem valor histórico ou documental (probatório e informativo) para o Estado e a sociedade. Tais documentos perderam todo o valor administrativo (vide esquema mnemônico no 2, abaixo): Esquema mnemônico:
corrente → corre → tramita (consulta frequente)
intermediário → transitoriedade (consulta não frequente)
permanente → preservados sempre (matéria-prima da história)
Obs.: Segundo Marilena Leite Paes, as 3 idades são complementares. Cada uma delas “corresponde a uma maneira diferente de conservar e tratar os documentos e, consequentemente, uma organização adequada”.
FONTE: Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.
GAB D
ARQUIVO CORRENTE:
- Primeira fase do ciclo de vida;
- Valor primário;
- Consulta frequente ou alto potencial de uso;
- Deve ser de fácil acesso;
- Armazenamento vertical (Pastas suspensas);
- Acesso restrito;
- Todo documento nasce com valor primário;
- Os arquivos correntes, por conservarem documentos consultados frequentemente, devem estar localizados nos próprios setores que os utilizam (arquivos setoriais) ou em locais de fácil acesso (arquivo central ou geral).
...........................................................................................................................................
FONTE: MEUS RESUMOS
OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)
pelo seu valor primário, são objeto de consultas frequentes pela entidade que os produziu, a quem compete a sua administração.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo