Acerca das características do mercado de câmbio, das institu...
O mercado brasileiro de câmbio é composto pelo mercado de câmbio de taxas flutuantes (turismo) e pelo mercado de câmbio de taxas livres (comercial), cada um com atribuições específicas, definidas pelo BCB
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (3)
- Comentários (11)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
7. O que significam as taxas de "câmbio comercial", "câmbio turismo" e "paralelo"?
Inicialmente destacamos que existe um único mercado de câmbio legal no País. A terminologia "câmbio comercial", ou "dólar comercial", e "câmbio turismo", ou "dólar turismo", no entanto, é utilizada pelo mercado para indicar as diferentes taxas praticadas de acordo com a natureza da operação.
Assim, as expressões "câmbio turismo" ou "dólar turismo" são utilizadas comumente para classificar as operações relativas a compra e venda de moeda para viagens internacionais, geralmente em espécie. As expressões "câmbio comercial" ou "dólar comercial" são usadas para as demais operações realizadas no mercado de câmbio, tais como: exportação, importação, transferências financeiras, etc. Essas expressões são utilizadas mesmo quando as operações são realizadas em outras moedas estrangeiras, como o euro, iene, etc.
As operações de câmbio têm diferentes características, de acordo com a natureza de cada uma, com custos administrativos e financeiros também diversos. Assim, a taxa de câmbio pode variar de acordo com a natureza da operação, da forma de entrega da moeda estrangeira e de outros componentes tais como valor da operação, cliente, prazo de liquidação, etc. As taxas de câmbio divulgadas normalmente são médias apuradas para simples referência.
Quanto ao mercado paralelo, trata-se de mercado ilegal, à margem da legislação e regulamentação vigentes, sujeitando seus participantes às sanções cabíveis.
http://www.bcb.gov.br/?TAXCAMFAQMercado de Câmbio de Taxas Livres
Segmento existente até 2005, criado pela Resolução 1.690, de 18/3/1990, no qual cursavam, por exemplo, operações relativas a exportação e importação e operações sujeitas a registro no Banco Central. O Mercado de Câmbio de Taxas Livres e o Mercado de Câmbio de Taxas Flutuantes foram unificados em 2005 com a Resolução 3.265. Desde então, há único mercado de câmbio no País.Essa questão foi anulada? Já que são unificados?
Esta questão pode ter surpreendido alguns candidatos que resolveram questões antigas do CESPE. No passado, o mercado de câmbio era desta forma. O CESPE inclusive já cobrou em outros certamos esta questão, estando correta.
No entanto, atualmente o mercado de câmbio não é mais segmentado.
ERRADA
http://www.estrategiaconcursos.com.br
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo