A gestão estratégica na Administração Pública engloba um con...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2448119 Governança de TI
A gestão estratégica na Administração Pública engloba um conjunto de decisões e ações direcionadas à consecução de objetivos específicos. Nesse contexto, é imperativo que represente a opção mais adequada, sendo a mais viável e alinhada com a missão, competências e estrutura da organização. Uma ferramenta estratégica cada vez mais adotada nas organizações públicas é o Balanced Scorecard (BSC), um modelo prospectivo que harmoniza missão, visão e estratégias a um conjunto equilibrado de indicadores, abrangendo tanto aspectos financeiros quanto não-financeiros (PALUDO, 2013). Dentre as perspectivas do Balanced Scorecard (BSC), a capacidade da organização para melhorar continuamente e se preparar para alcançar o sucesso no futuro, constituindo, assim, a base fundamental para a sustentabilidade da empresa ao longo prazo, trata-se da perspectiva
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: D - do aprendizado e crescimento

A questão aborda a importância da gestão estratégica na Administração Pública, destacando o uso do Balanced Scorecard (BSC) como uma ferramenta essencial. O BSC é um modelo que integra a missão, visão e estratégias de uma organização com um conjunto balanceado de indicadores, abrangendo tanto aspectos financeiros quanto não financeiros.

Para entender a questão, é fundamental conhecer as quatro perspectivas do BSC:

  • Perspectiva do Cliente: Foca na satisfação e retenção dos clientes, bem como em como a organização é vista por eles.
  • Perspectiva Financeira: Concentra-se nos resultados financeiros, como lucro, receita e valor para os acionistas.
  • Perspectiva dos Processos Internos: Envolve os processos internos que a organização precisa otimizar para atender às expectativas dos clientes e dos acionistas.
  • Perspectiva do Aprendizado e Crescimento: Trata-se do desenvolvimento das capacidades e competências da organização, preparando-a para o futuro e garantindo sua sustentabilidade a longo prazo.

Justificativa para a Alternativa Correta:

A questão procura a perspectiva do BSC que se concentra na capacidade da organização de melhorar continuamente e se preparar para o sucesso futuro. Essa descrição corresponde precisamente à perspectiva do aprendizado e crescimento. Esta perspectiva enfoca o desenvolvimento dos colaboradores, dos sistemas e dos procedimentos que impulsionam a inovação e a melhoria contínua, garantindo a sustentabilidade a longo prazo da organização.

Justificativa para as Alternativas Incorretas:

A - do cliente: Embora essa perspectiva seja essencial para a satisfação e retenção dos clientes, ela não se foca na melhoria contínua interna e no preparo para o futuro.

B - financeira: Esta perspectiva se preocupa com os resultados financeiros, como lucro e valor para os acionistas, e não com a melhoria contínua ou sustentabilidade a longo prazo.

C - dos processos internos: Concentra-se na eficiência e efetividade dos processos internos, mas não aborda diretamente o desenvolvimento das capacidades organizacionais para o futuro.

Assim, a alternativa que melhor se alinha com a ideia de preparar a organização para o futuro e garantir sua sustentabilidade a longo prazo é a perspectiva do aprendizado e crescimento.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

LETRA: D - Aprendizado e Crescimento

Garante a solidez e constitui o valor fundamental para as organizações de futuro. Busca analisar o negócio do ponto de vista daquilo que é básico para alcançar o futuro com sucesso – a capacidade de aprender.

EXCELENTES ESTUDOS!!!

Revisar (material estratégia) = caderno de questões

O BSC não está limitado aos indicadores financeiros! Ele leva em consideração o equilíbrio entre 04 diferentes perspectivas: Financeira; Cliente; Processos Internos e; Aprendizado e Crescimento.

*Perspectiva financeira = tratam-se de indicadores que demonstram se a execução da estratégia está contribuindo para a

melhoria dos resultados financeiros. É nessa perspectiva que se analisavam o crescimento da receita e a produtividade. Relacionam-se à lucratividade, fluxo de caixa, retorno sobre o capital investido./perspectiva do acionista. É a perspectiva que tem por objetivo responder à seguinte pergunta: “Como a organização atende aos interesses dos acionistas?”.

*Perspectiva do cliente= busca identificar os segmentos (de clientes e de mercados) nos quais a organização pretende atuar. São identificados as medidas de desempenho que serão utilizadas nesses segmentos. Exemplos: captação de clientes, retenção de clientes, satisfação dos clientes, “lucratividade” dos clientes, qualidade dos produtos, tempo de atendimento, etc. É a perspectiva que tem por objetivo responder à seguinte pergunta: “Como os clientes veem a

organização?”.

*Perspectiva dos processos internos= identifica os processos internos críticos nos quais a empresa deve focar para alcançar a excelência e o sucesso (fatores críticos de sucesso). Ou seja, onde a organização deve se superar, ou, o que a organização deve fazer (internamente), para satisfazer às necessidades dos clientes. Tem o objetivo melhorar os processos existentes, bem como desenvolver processos novos. É a perspectiva que tem por objetivo responder à seguinte pergunta: “Em quais processos a organização deve ser realmente boa e eficiente?”.

*Perspectiva do aprendizado e crescimento (ou inovação)= os indicadores buscam demonstrar como a organização pode aprender e melhorar constantemente, aumentando continuamente a sua eficiência operacional. É nessa perspectiva que estão os ativos intangíveis da organização. É a perspectiva que tem por objetivo responder à seguinte pergunta: “Como podemos continuar melhorando e adicionando valor agregado ao que fazemos?’’

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo