As enzimas são moléculas de proteínas com grande massa molar...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2470926 Química
As enzimas são moléculas de proteínas com grande massa molar. Essas moléculas, entretanto, atuam de maneira altamente específica e agem como catalisadoras biológicas de apenas uma única reação. Reações de cinética enzimática são comumente representadas por gráficos que apresentam informações importantes, como a velocidade da reação, o aumento da concentração do produto na reação e a taxa de saturação da enzima, entre outras. O uso de gráficos também nos permite avaliar o aumento e a diminuição da atividade enzimática por moléculas ativadoras e inibidoras que se ligam especificamente às enzimas. Assim, o gráfico abaixo mostra a cinética enzimática na presença de dois agentes inibidores (X, Y). Com relação a esse gráfico, avalie as afirmativas a seguir.


Imagem associada para resolução da questão




I. Na curva da reação cinética da enzima normal, os valores de V0 aumentam rapidamente com baixas concentrações de substrato e passam a se nivelar em um platô com altas concentrações desse mesmo substrato. Esse platô ocorre porque todas as moléculas da enzima disponíveis se encontram ligadas ao substrato e quaisquer moléculas adicionais do substrato terão que aguardar ser processadas até que outra molécula dessa enzima se torne disponível. Por isso, a velocidade da reação é limitada pela concentração da enzima e o seu valor máximo, ou Vmax, é o valor da velocidade inicial de reação no qual a enzima normal atinge o platô.


II. O inibidor X é um inibidor competitivo porque retarda o progresso da reação ao se ligar à enzima, que ocorre geralmente no sítio ativo, impedindo que o verdadeiro substrato se ligue. Portanto, o inibidor e o substrato competem pela enzima. A inibição competitiva age diminuindo o número de moléculas enzimáticas disponíveis para se ligar ao substrato.


III. O inibidor Y é um inibidor não competitivo, porque não impede que o substrato se ligue à enzima. O inibidor e o substrato não interferem na capacidade um do outro de se ligar à enzima. Contudo, quando o inibidor está ligado, a enzima não é capaz de catalisar a reação para gerar um produto. Portanto, a inibição não competitiva age reduzindo o número de moléculas funcionais da enzima que pode realizar a reação.


Assinale
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

As definições dadas em II e III estão corretas. Porém, o tipo de inibidor indicado em X e Y está incorreto.

X= inibidor competitivo

Y= inibidor NÃO competitivo

Com um inibidor competitivo, a reação irá atingir sua Vmax normal, mas precisará de uma maior concentração de substrato. Em outras palavras, a Vmax permanece inalterada, mas a Km aparente é maior. Por que se deve adicionar mais substrato para que se chegue à  Vmax? O substrato extra torna as moléculas de substrato suficientemente abundantes para "vencerem" as moléculas inibidoras da enzima.

Com um inibidor não competitivo, a reação nunca atinge sua Vmax normal, independentemente de quanto substrato adicionarmos. Uma parcela das moléculas enzimáticas sempre estarão "envenenadas" pelo inibidor, então a concentração efetiva de enzimas (que determina a Vmax) é reduzida. Contudo, a reação atinge a metade de sua nova Vmax na mesma concentração de substrato, portanto a Km permanece inalterada. A km inalterada mostra que o inibidor não afeta a capacidade da enzima de ligar-se ao substrato, apenas diminui a concentração de enzimas utilizáveis.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo