Aponte qual dos seguintes fatores ambientais tem maior impa...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa A - Urbanização e perda de habitats naturais - é a correta.
A emergência de novas doenças infecciosas é um tema complexo que se relaciona intimamente com as mudanças ambientais e comportamentais da humanidade. A questão apresentada trata de um aspecto da Saúde Pública, que é entender como os fatores ambientais podem influenciar o surgimento de novas doenças.
Justificativa para a alternativa correta:
A urbanização e a consequente perda de habitats naturais são fatores críticos na emergência de novas doenças infecciosas. Esse fenômeno ocorre porque a destruição do habitat natural força animais selvagens a se aproximarem das áreas urbanas, aumentando a interação entre humanos e animais. Isso facilita a transmissão de patógenos entre espécies, um processo conhecido como spillover. Muitas doenças emergentes, como o Ebola e a Covid-19, têm suas origens em animais selvagens, e a destruição de habitats é um dos principais motores desse contato crescente.
Análise das alternativas incorretas:
B - Aumento no número de hospitais: Embora os hospitais sejam locais onde pode ocorrer a disseminação de infecções, o aumento do seu número não está diretamente relacionado à emergência de novas doenças infecciosas. Os hospitais são, na verdade, centrais no controle e tratamento de doenças, e não na sua emergência.
C - Uso de tecnologias limpas e renováveis: O uso de tecnologias limpas tende a ter um efeito positivo no meio ambiente, reduzindo a poluição e, indiretamente, a carga de algumas doenças. No entanto, essas tecnologias não estão ligadas ao surgimento de novas doenças infecciosas.
D - Redução no uso de pesticidas agrícolas: Embora a redução do uso de pesticidas possa ter efeitos sobre a saúde pública, como a diminuição de intoxicações agudas, ela não está diretamente ligada à emergência de novas doenças infecciosas. O uso de pesticidas é mais relevante em contextos de doenças relacionadas aos alimentos ou ao ambiente.
E - Aumento no número de veículos elétricos: Semelhante ao uso de tecnologias limpas, os veículos elétricos ajudam a reduzir a poluição ambiental e suas consequências para a saúde respiratória, mas não impactam o surgimento de novas doenças infecciosas.
Conclusão: A urbanização e a perda de habitats naturais são os fatores que mais contribuem para a emergência de novas doenças infecciosas, devido ao aumento de interações entre humanos e fauna silvestre.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo