À luz das disposições previstas na Lei n.º 9.656/98 e na Lei...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2023 Banca: Quadrix Órgão: CRO-PB Prova: Quadrix - 2023 - CRO-PB - Fiscal |
Q2135041 Direito Sanitário

À luz das disposições previstas na Lei n.º 9.656/98 e na Lei n.º 9.961/2000, julgue o item. 


Enquanto não transcorrer o prazo mínimo de vigência da autorização, a Agência Nacional de Saúde (ANS) não poderá determinar a suspensão temporária da comercialização de plano ou de produto, ainda que se identifiquem irregularidades de natureza contratual, econômico‑financeira ou assistencial.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão apresentada aborda a atuação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) em relação à suspensão da comercialização de planos de saúde, conforme as disposições das Leis n.º 9.656/98 e n.º 9.961/2000.

O tema central da questão é a possibilidade da ANS determinar a suspensão temporária da comercialização de um plano de saúde, mesmo que ainda não tenha transcorrido o prazo mínimo de vigência da autorização, em caso de identificação de irregularidades.

De acordo com a Lei n.º 9.656/98, que regulamenta os planos e seguros privados de assistência à saúde, e a Lei n.º 9.961/2000, que cria a ANS, a agência tem a competência para fiscalizar e regular o setor de saúde suplementar, podendo intervir em situações que coloquem em risco os direitos dos consumidores.

Um exemplo prático seria uma operadora de plano de saúde que não cumpre suas obrigações assistenciais, deixando usuários sem atendimento. Nessa situação, a ANS pode, sim, suspender temporariamente a comercialização de novos planos, independentemente do prazo de vigência, para proteger os consumidores.

Justificativa para a alternativa "Errado" (E): A alternativa está correta ao afirmar que a ANS pode determinar a suspensão da comercialização de um plano de saúde antes do término do prazo mínimo de vigência, se houver irregularidades contratuais, econômico-financeiras ou assistenciais. Isso está em conformidade com a legislação vigente, que confere à ANS poderes para agir preventivamente para proteger os interesses dos consumidores.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: ERRADO

De acordo com a Lei n.º 9.656/98:

 Art. 9  (...) -  § 4  A ANS poderá determinar a suspensão temporária da comercialização de plano ou produto caso identifique qualquer irregularidade contratual, econômico-financeira ou assistencial.  

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo