Em conformidade com a BNCC — Ensino Fundamental: História, q...
( ) O desenvolvimento de uma percepção estereotipada de diferença, ao se tratar de indígenas e africanos, reforçando a problemática da produção de uma história brasileira marcada pela imagem de nação constituída nos moldes da colonização europeia. ( ) A relevância de conhecer a história de grupos afro-brasileiros e indígenas reside na possibilidade de os estudantes compreenderem o papel das alteridades presentes na sociedade brasileira e perceberem que existem outros referenciais de produção, circulação e transmissão de conhecimentos, que podem se entrecruzar com aqueles considerados consagrados nos espaços formais de produção de saber. ( ) A inclusão de temas tais como a história da África e das culturas afro-brasileira e indígena, com foco na dimensão puramente retórica do assunto, em que se defenda o estudo da origem dessas populações como antagônicas da própria história do Brasil.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E - E - C - E.
Vamos analisar cada afirmação para entender o porquê da alternativa E ser a correta:
( ) O desenvolvimento de uma percepção estereotipada de diferença, ao se tratar de indígenas e africanos, reforçando a problemática da produção de uma história brasileira marcada pela imagem de nação constituída nos moldes da colonização europeia.
Esta afirmação é Errada. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) enfatiza a necessidade de combater estereótipos e valorizar a diversidade cultural, incluindo a contribuição de diferentes grupos, como indígenas e africanos, para a formação da sociedade brasileira. Portanto, não se deve desenvolver uma percepção estereotipada, mas sim desconstruí-la.
( ) A relevância de conhecer a história de grupos afro-brasileiros e indígenas reside na possibilidade de os estudantes compreenderem o papel das alteridades presentes na sociedade brasileira e perceberem que existem outros referenciais de produção, circulação e transmissão de conhecimentos, que podem se entrecruzar com aqueles considerados consagrados nos espaços formais de produção de saber.
Esta afirmação é Certa. A BNCC valoriza a inclusão da história e cultura afro-brasileira e indígena no currículo escolar, reconhecendo a importância de ampliar os horizontes dos estudantes e permitir que eles compreendam a diversidade de contribuições para a sociedade e para o conhecimento. Além disso, ressalta a importância de reconhecer outras formas de produção de conhecimento, além das tradicionais.
( ) A inclusão de temas tais como a história da África e das culturas afro-brasileira e indígena, com foco na dimensão puramente retórica do assunto, em que se defenda o estudo da origem dessas populações como antagônicas da própria história do Brasil.
Esta afirmação é Errada. A inclusão desses temas deve ser feita de forma substantiva e crítica, não apenas retórica, para evitar a percepção de que a história dessas populações é antagônica ou separada da história do Brasil. O objetivo é integrar essas histórias ao contexto mais amplo da história brasileira, reconhecendo sua importância e contribuição.
Com base na análise das afirmativas, podemos concluir que a alternativa E é a sequência correta, pois indica que a primeira e a terceira afirmações são erradas e a segunda é correta.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
questão esquisita
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo