Para Zabala (2010), uma perspectiva social da educação tem c...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1884017 Pedagogia
Para Zabala (2010), uma perspectiva social da educação tem como finalidade a formação integral e ampla dos sujeitos. Assumir esse modelo formativo exige que os pressupostos sobre a avaliação tenham como objeto os processos de ensino e de aprendizagem. Em relação à avaliação, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Se dá de forma atenta às diversidades dos alunos e ao contexto sócio-cultural em que vivem.
( ) Não visa a obtenção de resultados pré-determinados, ainda que se comprometa com princípios de universalização e homogeneização.
( ) Ignora capacidades cognitivas e centra-se no desenvolvimento de outras habilidades e competências dos alunos (tais como, por exemplo, aquelas sociais e criativas).
( ) Favorece o conhecimento de como cada aluno aprende, e assim permite a ampliação das possibilidades de ampliação da qualidade do ensino.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a E - V – F – F – V.

A questão aborda princípios de avaliação na perspectiva educacional de Antoni Zabala, enfocando uma visão mais integradora e processual da avaliação, em contraponto à tradicional, que muitas vezes é vista como pontual e classificatória. Zabala defende uma avaliação contínua que leve em consideração o contexto sócio-cultural dos alunos e que seja orientada para a compreensão do processo de aprendizagem individual.

Ao analisarmos as assertivas:

  • A ideia de que a avaliação deve ser atenta às diversidades dos alunos e ao contexto sócio-cultural em que vivem é verdadeira (V). Isso respeita o princípio de que cada aluno é único e aprende de maneira diferente, sendo influenciado pelo seu meio. Isso se alinha com os princípios de Zabala.
  • Quando a assertiva sugere que a avaliação não visa a obtenção de resultados pré-determinados, isso reflete a visão de Zabala sobre a avaliação formativa. Entretanto, a parte que menciona o compromisso com princípios de universalização e homogeneização é falsa (F), pois Zabala não defende a homogeneização, mas sim a personalização da educação.
  • A afirmação de que a avaliação ignora capacidades cognitivas é falsa (F). Zabala não ignora as capacidades cognitivas; ele acredita que todas as habilidades e competências, incluindo as cognitivas, sociais e criativas, devem ser consideradas na avaliação.
  • Por fim, a assertiva que indica que a avaliação favorece o conhecimento de como cada aluno aprende, permitindo a ampliação das possibilidades de qualidade do ensino, é verdadeira (V). Isso está diretamente ligado ao conceito de avaliação como uma ferramenta para entender e melhorar o processo de aprendizagem individual de cada aluno.

Entender as ideias de Zabala, portanto, é essencial para responder corretamente a questão. Ele defende uma abordagem mais holística da educação e da avaliação, em que as diferenças individuais e o contexto são valorizados, e onde a finalidade da avaliação é promover a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos alunos.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

E

V – F – F – V.

E) V - F - F -V

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo