Leia os fragmentos a seguir:“De tanto ouvirem de si mesmos q...
Leia os fragmentos a seguir:
“De tanto ouvirem de si mesmos que são incapazes, que não sabem nada, que não podem saber, que são enfermos, indolentes, que não produzem em virtude de tudo isto, terminam por se convencer de sua ‘incapacidade’.”.
(FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 50. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011, p. 69).
(FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 50. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011, p. 81).
A partir dos excertos acima, conclui-se que a perspectiva freireana
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a B. Vamos entender o porquê e analisar cada alternativa.
Justificativa para a Alternativa Correta:
A alternativa B está correta porque Paulo Freire, em sua obra "Pedagogia do Oprimido", enfatiza a importância de reconhecer que os alunos trazem consigo vivências, conhecimentos e hábitos que devem ser considerados no processo educativo. Freire acredita que a educação deve promover a conscientização, ou seja, a capacidade dos alunos de entenderem suas próprias realidades sociais e econômicas, visando uma transformação social. Essa perspectiva está alinhada com a visão de que a educação não é um ato de transmissão unilateral de conhecimento, mas um processo de diálogo e construção coletiva.
Análise das Alternativas Incorretas:
Alternativa A:
Essa alternativa está incorreta porque vai contra a concepção freireana, que critica a visão tradicional de que o professor é o único detentor do conhecimento e deve manter uma hierarquia rígida na sala de aula. Freire defende que a educação deve ser um processo democrático e dialógico, onde professor e alunos aprendem juntos.
Alternativa C:
Embora essa alternativa mencione a práxis e a preferência por um modelo horizontal, ela é incorreta porque simplifica a ideia da práxis freireana. A práxis não é apenas sobre criar situações de aprendizado global, mas sobre a reflexão crítica e ação transformadora contínua no processo educativo. Freire acredita em um modelo onde o conhecimento é construído coletivamente, mas isso envolve mais do que apenas a organização das situações de aprendizagem.
Alternativa D:
Essa alternativa está incorreta porque, apesar de Freire tratar a educação como um ato político e revolucionário, ele não defende que a conscientização deve ocorrer de forma individualizada para formar líderes revolucionários. Para Freire, a transformação deve ser coletiva e baseada no diálogo entre educador e educandos, visando uma transformação social ampla e inclusiva.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo