Em relação à temporalidade budista, analise as afirmativas a...
I. A única certeza para o budista é a mudança. Nada do que é físico dura para sempre; tudo está no fluxo de começar e acabar. Isso também se aplica a pensamentos e ideias que não deixam de ser influenciados pelo mundo físico.
II. Isso implica que não pode haver uma autoridade suprema ou uma verdade permanente, pois nossa percepção muda de acordo com os tempos e grau de desenvolvimento filosófico e moral. O que existem são níveis de compreensão mais adequados para cada tempo e lugar.
III. Uma vez que as condições e as aspirações, bem como os paradigmas, mudam, o que parece ser toda a verdade numa época é visto como imperfeita tentativa de se aproximar de algo noutra época. Nada, nem mesmo Buda, pode tornar-se fixo. Buda é mudança.
Assinale
Gabarito comentado
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Alternativa correta: D - Todas as afirmativas estão corretas.
Vamos entender cada afirmativa e como elas se relacionam com a temporalidade budista:
I. A única certeza para o budista é a mudança. Nada do que é físico dura para sempre; tudo está no fluxo de começar e acabar. Isso também se aplica a pensamentos e ideias que não deixam de ser influenciados pelo mundo físico.
Essa afirmativa está correta. O Budismo ensina que a impermanência (anicca) é uma característica fundamental de toda a existência. Tudo está em constante mudança, e nada permanece o mesmo para sempre, seja no nível físico ou mental. Compreender essa impermanência é central para a prática budista.
II. Isso implica que não pode haver uma autoridade suprema ou uma verdade permanente, pois nossa percepção muda de acordo com os tempos e grau de desenvolvimento filosófico e moral. O que existem são níveis de compreensão mais adequados para cada tempo e lugar.
Esta afirmativa também está correta. No Budismo, não há uma verdade absoluta e fixa. As percepções e compreensões são relativas ao tempo, cultura e desenvolvimento pessoal. Buda ensinou "verdades provisórias" que são úteis para diferentes pessoas em diferentes estágios de seu desenvolvimento espiritual.
III. Uma vez que as condições e as aspirações, bem como os paradigmas, mudam, o que parece ser toda a verdade numa época é visto como imperfeita tentativa de se aproximar de algo noutra época. Nada, nem mesmo Buda, pode tornar-se fixo. Buda é mudança.
Esta afirmativa está correta. No contexto budista, até mesmo as figuras e ensinamentos sagrados são vistas como parte do processo de mudança. Buda, como símbolo e ensinamento, é parte do fluxo contínuo de transformação. Os ensinamentos são adaptáveis às condições e necessidades de cada época e lugar.
Portanto, todas as afirmativas (I, II e III) estão corretas e refletem bem os conceitos de impermanência e mudança fundamentais no Budismo.
Resumo:
- Afirmativa I: Destaca a impermanência e mudança de tudo que é físico e mental.
- Afirmativa II: Aponta a ausência de uma verdade absoluta e a relatividade das percepções.
- Afirmativa III: Enfatiza que até mesmo os ensinamentos e figuras sagradas estão sujeitos à mudança.
Assim, a alternativa correta é a D, pois todas as afirmativas estão corretas.
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