Assegurada pela Constituição Federal, a liberdade de associa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2288560 Direito Constitucional
Assegurada pela Constituição Federal, a liberdade de associação decorre da manifestação de vontade dos indivíduos que se agregam para a realização de um propósito em comum. A prerrogativa de que goza o indivíduo para se comprometer com sócios em prol de uma mesma finalidade deve, todavia, respeitar os limites a todos impostos de igual forma coletivamente. Sobre tal direito individual, na forma do texto constitucional, 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão versa sobre a liberdade de associação e precisamos encontrar a alternativa correta. Vamos lá! :D


A. CERTO. em nenhuma hipótese alguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado.

De fato, ninguém será compelido a associar-se ou a permanecer associado, nos termos do art. 5º, XX da CF/88:

XX - ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado.


B. ERRADO. as entidades associativas têm legitimidade para representar seus filiados judicialmente independente de autorização.

Depende de autorização, nos termos do art. 5º, XXI da CF/88:

XXI - as entidades associativas, quando expressamente autorizadas, têm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente.

Não há necessidade de autorização expressa em caso de mandado de segurança, nos termos da súmula 630 do STF, pois nesse caso, a associação atua na qualidade de substituta processual. Súmula 629: A impetração de mandado de segurança coletivo por entidade de classe em favor dos associados independe da autorização destes.


C. ERRADO. as associações só poderão ser dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se para tanto o trânsito em julgado.

Não é exigido o trânsito em julgado da decisão judicial que determina a suspensão de suas atividades, nos termos do art. 5º, XIX da CF/88:

XIX - as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado.


D. ERRADO. a criação de cooperativas depende de autorização, sendo permitida a interferência estatal em seu funcionamento quando expressamente previsto em lei.

Independe de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento, nos termos do art. 5º, XVIII da CF/88:

XVIII - a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento.


GABARITO: LETRA A.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GAB: A

GAB A

CF, Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

(...)

XVIII - a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento; (LETRA D - INCORRETA)

XIX - as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado; (LETRA C - INCORRETA)

XX - ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado; (LETRA A - CORRETA)

XXI - as entidades associativas, quando expressamente autorizadas, têm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente; (LETRA B - INCORRETA)

D) a criação de cooperativas depende de autorização, sendo permitida a interferência estatal em seu funcionamento quando expressamente previsto em lei. ERRADO. É vedada a interferência estatal em todos os casos (seja para associação, seja para cooperação).

Sendo assim, gabarito letra A).

Macapá, AP, Brasil.

a. correta

b. as entidades associativas, quando expressamente autorizadas, têm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente;

c. as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado;

d. a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento;

Gabarito letra A.

O que não precisa de autorização é o mandado de segurança coletivo

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo