A análise das tendências pedagógicas no Brasil deixa eviden...
Essas características são próprias da tendência pedagógica
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A - crítico-social dos conteúdos.
O tema central desta questão trata das tendências pedagógicas no Brasil, um assunto relevante para concursos públicos na área de Pedagogia. A questão destaca uma tendência que assegura a função social e política da escola, através do trabalho com conhecimentos sistematizados, permitindo a participação efetiva das classes populares nas lutas sociais.
Para resolver essa questão, é necessário compreender as principais características das tendências pedagógicas. A alternativa correta, crítico-social dos conteúdos, foca na formação crítica do aluno, ensinando-os a interpretar suas experiências e defender seus interesses de classe por meio do domínio de conhecimentos amplos e habilidades.
Justificativa para a alternativa correta:
A tendência crítico-social dos conteúdos é abordada na questão como aquela que assegura a função social e política da escola, contribuindo para a inclusão das classes populares nas lutas sociais. Isso é feito através do ensino de conteúdos que vão além das questões sociais imediatas, desenvolvendo um conhecimento mais profundo e crítico nos alunos.
Por que as outras alternativas estão incorretas:
B - Tradicional: Esta tendência concentra-se na transmissão de conteúdos de forma linear e memorizada, sem discutir a função social e política da educação, diferindo da abordagem crítica-social.
C - Renovada: Focada no desenvolvimento integral do aluno e na aprendizagem por experiências, não enfatiza necessariamente o papel social e político da escola, nem o engajamento nas lutas sociais.
D - Libertadora: Ainda que também se preocupe com a consciência crítica, esta tendência, influenciada por Paulo Freire, foca mais na dialogicidade e na conscientização em prol da liberdade, sem necessariamente abordar os conhecimentos sistematizados como a crítico-social.
E - Tecnicista: Voltada para a eficiência e produtividade, priorizando métodos e técnicas de ensino, ela se distancia do foco nas relações sociais e políticas enfatizadas pela tendência crítico-social dos conteúdos.
Compreender essas diferenças ajuda a identificar a essência de cada tendência pedagógica e a aplicá-la no contexto correto.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: A
PEDAGOGIA LIBERAL ( CONSERVDORA )
* Tradicional: Não há interação entre professor e aluno.
* Renovada Progressivista: Defende-se a ideia de ¨aprender fazendo ¨, valorizando as tentativas experimentais, centrada no aluno.
* Renovada não Diretiva: Preocupação maior com o desenvolmento da personalidade do aluno. Os conteúdos escolares passam a ter significados pessoal e motivação.
* Tecnicista: Preparação para o mercado de trabalho
PEDAGOGIA PROGRESSISTA ( TRANSFORMADORA )
* Libertadora ( Paulo Freire ): Professor parceiro do aluno, valorizando-se o diálogo.
* Libertária: Vivência grupal, participação de todos, professor orientador sem impor suas ideias.
* Crítico-Social dos Conteúdos ( Dias Atuais ): O aluno tem a oportunidade de estudar e contestar esses conhecimentos, reflexão entre os estudantes, ser crítico dentro do sistema educacional. O aluno participa com suas experiências e o professor com sua visão da realidade.
Quando se fala em luta de classes me lembra Paulo Freire, que referencia a Pedagogia Libertadora... No entanto, o gabarito é a letra A. Acho que caberia recurso nessa questão.
Graciana Freitas, ao meu ver não caberia recursos pois *LEMBRE-SE* a única tendência pedagogica que entende e defende que se deve ter as questões sociais atuais como conteúdo escolar e que o aluno "tenha domínio de conhecimentos, habilidades e capacidades mais amplas, para que os alunos possam interpretar suas experiências de vida e defender seus interesses de classe" é a tendência "crítico social dos conteudos" como cita a questão. Abraços
Questão confusa, marquei a D(libertadora), mas creio que o trecho "mediante o trabalho com conhecimentos sistematizados" é que define a resposta como crítico-social dos conteúdos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo