No que concerne a aspectos relativos às normas jurídicas, ju...
No que concerne a aspectos relativos às normas jurídicas, julgue o item a seguir.
A analogia e a interpretação extensiva são métodos de integração voltados ao preenchimento de uma lacuna legislativa.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab: errado. A interpretação extensiva é um método de interpretação da lei, e não de integração.
errado
Analogia é, de fato, um método de integração do Direito, utilizado quando há lacuna legal, ou seja, ausência de norma específica para regular determinado caso. Nesse caso, aplica-se a norma de um caso semelhante.
Interpretação extensiva, por outro lado, não é um método de integração, mas sim uma técnica de interpretação da norma existente. Ela ocorre quando se reconhece que o sentido da norma abrange mais situações do que aquelas expressamente mencionadas no seu texto.
Os métodos de integração do direito para preencher lacunas legislativas são: Analogia, Costumes, Equidade, Princípios gerais do direito.
Os métodos de interpretação de uma lei são: Gramatical, Sistemático, Histórico, Teleológico-axiológico, Sociológico, Analógico, Interpretação teleológica, analógica , hermenêutica
Integração é gênero, da qual autointegração é espécie. No caso da analogia, pode-se afirmar que ela é método de autointegração, não de interpretação.
LINDB
INTEGRAÇÃO DA NORMA
Art. 4 Quando a lei for omissa, o juiz decidirá o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princípios gerais de direito.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo