Marcus Aurelius recebeu de Augustus um imóvel em doação, com...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (11)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver essa questão, precisamos entender o conceito de condição resolutiva em contratos. No Direito Civil, a condição resolutiva é um evento futuro e incerto que, ao ocorrer, extingue os efeitos do negócio jurídico. No caso apresentado, Marcus Aurelius recebeu um imóvel com essa condição, e ao ser implementada, resulta na resolução do negócio.
Vamos analisar a situação: Marcus Aurelius recebeu um imóvel de Augustus sob uma condição resolutiva e, posteriormente, vendeu esse imóvel a Tito. Quando a condição resolutiva se implementou, os efeitos do negócio original (a doação) foram extintos, afetando também a venda subsequente a Tito. Isso nos traz à legislação pertinente, especificamente o artigo 1.359 do Código Civil, que trata da resolução da propriedade sob condição.
**Exemplo Prático:** Imagine que Marcus recebe um carro de Augusto, com a condição de que, se ele se mudar para fora do país, o carro deve voltar para Augusto. Marcus vende o carro para Tito, mas depois se muda. Pela condição, a venda a Tito é resolvida, e o carro deve voltar para Augusto.
Agora, vamos justificar as alternativas:
Alternativa D - Correta: "Resolvida a propriedade do donatário pelo implemento da condição, também se encontra resolvido o direito do adquirente Tito, que deverá restituir a coisa ao doador."
- Quando a condição resolutiva se implementa, a propriedade de Marcus Aurelius é extinta, e com isso, o direito de Tito também se resolve. Ele deve, portanto, devolver o imóvel a Augustus. Esta alternativa está correta de acordo com o artigo 1.359 do Código Civil.
**Análise das alternativas incorretas:**
Alternativa A - Incorreta: "A compra e venda é eficaz e Tito conserva o bem comprado."
- A compra e venda não é eficaz após o implemento da condição resolutiva, pois a propriedade de Marcus foi resolvida, anulando a transferência a Tito.
Alternativa B - Incorreta: "A venda na pendência da condição é nula."
- A venda não é nula na pendência da condição. Ela é válida, mas sujeita à resolução caso a condição se implemente, o que não é o mesmo que nulidade.
Alternativa C - Incorreta: "Tito deverá restituir o imóvel a Augustus apenas na hipótese de o donatário Marcus ter se tornado insolvente e não tiver condições de ressarcir o valor da coisa ao doador."
- A restituição do imóvel não está condicionada à insolvência de Marcus. Com o implemento da condição resolutiva, a devolução deve ocorrer independentemente da situação financeira de Marcus.
Para evitar pegadinhas, lembre-se de que a condição resolutiva não anula imediatamente um contrato, mas sim estipula que ele pode ser desfeito caso a condição ocorra.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CONDIÇAO RESOLUTIVA; E AQUELA CONDIÇAO QUE DESEJA QUE CERTO CONTRATO SEJA EXTINTO,LOGO QUE SE VERIFICAR UM DETERMINADO FATO;
A Doutrina diz que:
• Implemento de condição resolutiva: Se uma condição resolutiva for aposta em um ato negocia], enquanto ela não se der; vigorará o negócio jurídico, mas, ocorrida a condição, operar-se-á a extinção do direito a que ela se opõe. Mas, se tal negócio for de execução continuada, a efetivação da condição, exceto se houver disposição em contrário, não atingirá os atos já praticados, desde que conformes com a natureza da condição pendente e aos ditames da boa-fé . Acatado está princípio da irretroatividade da condição resolutiva.
Alternativa letra D.
Art. 507. O direito de retrato, que é cessível e transmissível a herdeiros e legatários, poderá ser exercido contra o terceiro adquirente.
A questão versa sobre propriedade resolúvel, e a disciplina para se resolvê-la consta do art. 1359 do CC:
CAPÍTULO VIII
Da Propriedade Resolúvel
Art. 1.359. Resolvida a propriedade pelo implemento da condição ou pelo advento do termo, entendem-se também resolvidos os direitos reais concedidos na sua pendência, e o proprietário, em cujo favor se opera a resolução, pode reivindicar a coisa do poder de quem a possua ou detenha.
Bons estudos a todos!!!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo