Recursos administrativos são todos os meios que podem utili...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1969262 Administração Pública
Recursos administrativos são todos os meios que podem utilizar os administrados para provocar o reexame do ato pela Administração Pública. Eles podem ter efeito suspensivo ou devolutivo. O efeito suspensivo suspende os efeitos de um ato até a decisão do recurso. O recurso administrativo com efeito suspensivo traz de imediato duas conseqüências fundamentais, dentre elas o impedimento da fluência do prazo prescricional. A outra conseqüência do recurso acima mencionado é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: C

Para entender essa questão, é essencial compreender os recursos administrativos. Estes são mecanismos que os administrados podem utilizar para provocar o reexame de um ato pela Administração Pública. Esses recursos podem acarretar dois efeitos principais:

  • Efeito suspensivo: Suspende os efeitos de um ato até a decisão do recurso.
  • Efeito devolutivo: Permite que a matéria seja reexaminada pela autoridade superior.

Na questão proposta, foi mencionado especificamente o efeito suspensivo. Este efeito acarreta duas consequências fundamentais:

  1. Impede a fluência do prazo prescricional.
  2. Impossibilidade jurídica de utilização das vias judiciárias para ataque ao ato pendente de decisão administrativa.

A alternativa C é a correta porque, ao interpor um recurso administrativo com efeito suspensivo, o administrado não pode buscar diretamente o Poder Judiciário para questionar o ato enquanto este ainda está sendo reexaminado pela própria Administração. Esse impedimento ocorre para evitar a duplicidade de procedimentos e garantir que a Administração Pública tenha a oportunidade de rever suas decisões antes que o caso seja levado ao Judiciário.

Vamos revisar brevemente as outras alternativas para esclarecer por que estão incorretas:

  • A: Afirma a impossibilidade de utilização das vias judiciárias, mas alega ser uma impossibilidade administrativa, o que não está correto, pois a incapacidade é jurídica.
  • B: Sugere a possibilidade de utilização das vias judiciárias, o que contraria o efeito suspensivo que impede a busca judicial antes da decisão administrativa.
  • D: Propõe a possibilidade de uso das vias judiciárias com uma condição específica que não se encaixa na regra geral da impossibilidade jurídica.
  • E: Limita a possibilidade de uso das vias judiciárias a casos lesivos ao Tesouro Nacional e à intenção de postergação, o que não é uma característica do efeito suspensivo.

Espero que essa explicação tenha clarificado seus entendimentos sobre os recursos administrativos e seus efeitos, especialmente o efeito suspensivo. Qualquer dúvida, sinta-se à vontade para perguntar!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A pessoa que elaborou essa questão tem muito ódio no coração....kkkkkk...Foi movida pelo desejo ardente de derrubar candidatos...rsrs.

Gabarito letra C

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo