O Princípio da Congruência ou Adstrição refere-se à necessi...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: D.
.
.
.
CPC:
Art. 492. É vedado ao juiz proferir decisão de natureza diversa da pedida, bem como condenar a parte em quantidade superior ou em objeto diverso do que lhe foi demandado.
Parágrafo único. A decisão deve ser certa, ainda que resolva relação jurídica condicional.
GABARITO: LETRA D
Art. 492 do CPC: É vedado ao juiz proferir decisão de natureza diversa da pedida, bem como condenar a parte em quantidade superior ou em objeto diverso do que lhe foi demandado.
Parágrafo único. A decisão deve ser certa, ainda que resolva relação jurídica condicional
É importante ressaltar um entendimento atual do STJ>´´ Não contraria o princípio da adstrição o deferimento de medida cautelar que diverge ou ultrapassa os limites do pedido formulado pela parte, se entender o magistrado que essa providência milita em favor da eficácia da tutela jurisdicional.´´
O Princípio da Inércia, traz em consigo o da NORMA DA ADSTRIÇÃO DA SENTENÇA AO PEDIDO OU CONGRUÊNCIA ENTRE SENTENÇA E PEDIDO, que impede que o juiz dê sentença fora dos limites do pedido.
Princípio da congruência
O Juiz não pode julgar a mais ou menos o pedido da parte...
GABARITO - D
O princípio da congruência, da correlação ou da adstrição, segundo o qual a decisão judicial fica limitada ao pedido formulado pela parte autora, de modo que o julgador que decide fora dos limites da lide poderá incorrer em julgamento extra, citra ou ultra petita.
Bons Estudos!!!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo