Com relação às ideias do texto CB1A1-I, julgue o item a segu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1902669 Português
Texto CB1A1-I

    Não é preciso temer as máquinas, à maneira do Exterminador do futuro, para se preocupar com a sobrevivência da democracia em um mundo dominado pela inteligência artificial (IA). No fim das contas, a democracia sempre teve como alicerces os pressupostos de que nosso conhecimento do mundo é imperfeito e incompleto; de que não há resposta definitiva para grande parte das questões políticas; e de que é sobretudo por meio da deliberação e do debate que expressamos nossa aprovação e nosso descontentamento.

Em certo sentido, o sistema democrático tem se mostrado capaz de aproveitar nossas imperfeições da melhor maneira: uma vez que de fato não sabemos tudo, e tampouco podemos testar empiricamente todas as nossas suposições teóricas, estabelecemos certa margem de manobra democrática, uma folga política, em nossas instituições, a fim de evitar sermos arrastados pelos vínculos do fanatismo e do perfeccionismo.

     Agora, novas melhorias na IA, viabilizadas por operações massivas de coleta de dados, aperfeiçoadas ao máximo por grupos digitais, contribuíram para a retomada de uma velha corrente positivista do pensamento político. Extremamente tecnocrata em seu âmago, essa corrente sustenta que a democracia talvez tenha tido sua época, mas que hoje, com tantos dados à nossa disposição, afinal estamos prestes a automatizar e simplificar muitas daquelas imperfeições que teriam sido — deliberadamente — incorporadas ao sistema político.

     Dessa forma, podemos delegar cada vez mais tarefas a algoritmos que, avaliando os resultados de tarefas anteriores e quaisquer alterações nas predileções individuais e nas curvas de indiferença, se reajustariam e revisariam suas regras de funcionamento. Alguns intelectuais proeminentes do Vale do Silício até exaltam o surgimento de uma “regulação algorítmica”, celebrando-a como uma alternativa poderosa à aparentemente ineficaz regulação normal.

Evgeny Morozov. Big Tech. A ascensão dos dados e a morte da política.
São Paulo: Ubu Editora, 2018, p. 138-139 (com adaptações).

Com relação às ideias do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.


No texto, o autor dedica-se a denunciar as falhas do sistema democrático. 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: errado.

  Não é preciso temer as máquinas, à maneira do Exterminador do futuro, para se preocupar com a sobrevivência da democracia em um mundo dominado pela inteligência artificial (IA). No fim das contas, a democracia sempre teve como alicerces os pressupostos de que nosso conhecimento do mundo é imperfeito e incompleto; de que não há resposta definitiva para grande parte das questões políticas; e de que é sobretudo por meio da deliberação e do debate que expressamos nossa aprovação e nosso descontentamento.

GAB: Errado

 "sistema democrático tem se mostrado capaz de aproveitar nossas imperfeições da melhor maneira.."

Ele até elogia..

O autor se dedica a expor os riscos que a IA pode trazer à democracia.

Gabarito: ERRADO.

 

Eu sempre recomendo que você leia a questão antes de ler o texto. Sim, gente! Pode parecer estranho e incoerente, mas não é. Isso é muito útil, e mais ainda quando o texto é longo ou meio "chatinho". Ao ler a questão, você identifica palavras-chave, expressões peculiares, além de saber qual informação você precisa procurar no texto. Assim, você já vai ler o texto sabendo o que procurar e em quais informações fixar sua atenção. 

E por que isso é útil? Porque é muito comum que você leia o texto inteiro e, ao ler a questão, já tenha esquecido praticamente todas as informações importantes. Essa primeira leitura às vezes é um pouco dispersa; muitas vezes você está nervoso(a), não se concentra o suficiente, e assim não fixa as informações. Além disso, às vezes as primeiras questões não abordam análise textual, mas sim um ponto gramatical específico do texto. Quando chega a questão interpretativa, você já esqueceu tudo o que leu. Em qualquer dessas situações, você vai precisar reler todo o texto (às vezes mais de uma vez), o que representa uma perda de tempo na hora da prova. 

É por isso que — a menos que você seja muito experiente em leitura e análise textual, e prefira usar seu próprio método — eu recomendo que você leia a questão antes do texto, para que essa leitura seja guiada. Teste essa técnica e veja como seu tempo será otimizado na resolução das questões.

  

Precisamos julgar o item seguinte:

→ No texto, o autor dedica-se a denunciar as falhas do sistema democrático.

 

O autor menciona que as imperfeições foram incorporadas ao sistema político democrático de forma deliberada, ou seja, proposital. Além disso, o autor afirma que o sistema democrático aproveita nossas imperfeições da melhor forma.  Vejamos o trecho:

  

Sendo assim, não podemos dizer que o autor denuncia as falhas do sistema democrático. Quem busca consertar essas falhas são os adeptos da corrente positivista do pensamento político. Vale destacar que, no início do texto, o autor demonstra preocupação com a "sobrevivência da democracia em um mundo dominado pela inteligência artificial". Item ERRADO.

Professora de Português do TEC Concursos.

Pelo contrário, o autor demonstra uma preocupação com a sobrevivência da democracia, além de apresentar várias observações durante o texto.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo