Nossa “brasilidade” apenas reflete-se no jogo de espelhos i...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2004188 Pedagogia
Nossa “brasilidade” apenas reflete-se no jogo de espelhos identitários quando provocada; quando, em determinadas épocas ou situações, somos forçados a revelar algumas de nossas máscaras de reconhecimento, defender ou negar o pertencimento a essa ou aquela inscrição. De outra forma, poderíamos voltar a perguntar o que forma ou o que define o pertencimento a essa identidade.
OLIVA, Anderson Ribeiro. Entre máscaras e espelhos: reflexões sobre a identidade e o ensino de História da África nas escolas brasileiras. Revista História Hoje, v. 1, nº1, 2012. p. 29.
Assinale a alternativa correta a respeito da educação das relações étnico raciais.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos explorar detalhadamente a questão proposta e as alternativas, destacando a correta e explicando por que as outras estão incorretas.

Alternativa correta: D

Nos últimos tempos, a cultura e a identidade nacionais (ditas no singular) têm sido substituídas por um conjunto multifacetado e plural de práticas, ideias, padrões de comportamento etc.

Essa alternativa está correta porque reflete a realidade atual da identidade cultural no Brasil. A identidade nacional vem sendo vista de forma mais plural e multifacetada, reconhecendo a diversidade de práticas, ideias e comportamentos que compõem a sociedade brasileira. Essa visão está alinhada com as discussões contemporâneas sobre multiculturalismo e interculturalidade, que não buscam uma homogeneidade, mas sim a valorização da diversidade.

Análise das alternativas incorretas:

Alternativa A: A necessidade de repensar a identidade nacional fez com que a ideia de democracia racial fosse ressignificada, sendo assim, amplamente aceita nos meios acadêmicos.

Esta afirmação está incorreta. Embora haja um movimento para repensar a identidade nacional, a ideia de democracia racial não é amplamente aceita nos meios acadêmicos. Pelo contrário, muitos estudiosos criticam essa noção, apontando que ela mascara as reais desigualdades e injustiças raciais existentes no Brasil.

Alternativa B: A construção da identidade nacional deve se dar fundamentalmente por definições homogêneas em torno do que é “ser brasileiro”, evitando dessa maneira, deturpações quanto à ideia de brasilidade.

Essa alternativa está errada porque ignora a diversidade cultural do Brasil. A construção da identidade nacional por definições homogêneas não reflete a realidade de um país tão diversificado como o nosso, onde a pluralidade de culturas, etnias e tradições é uma característica marcante.

Alternativa C: Por se tratar de um processo histórico interno, os debates acerca das identidades multiculturais e das relações interculturais na atualidade ocorrem exclusivamente no Brasil.

Incorreta. Os debates sobre identidades multiculturais e relações interculturais são de caráter global e não se restringem ao Brasil. Muitos países enfrentam questões semelhantes e discutem formas de promover a inclusão e valorizar a diversidade cultural.

Alternativa E: Um dos objetivos da educação básica brasileira é reconhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, sem se vincular a aspectos socioculturais de outros povos, com o objetivo de identificar aquilo que é próprio e original da cultura brasileira.

Embora seja verdade que a educação básica brasileira deva reconhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural, a parte final da afirmação está incorreta. A educação deve também valorizar a interculturalidade e os aspectos socioculturais de outros povos, entendendo o Brasil como parte de um contexto global e promovendo uma visão mais ampla e inclusiva.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo