No Brasil, a Agência Ambiental do Estado de São Paulo (CETES...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q454550 Direito Ambiental
No Brasil, a Agência Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) estabeleceu em 2003 a Norma Técnica P 4.261, no documento denominado Manual de Orientação para a Elaboração de Estudos de Análise de Risco. Desse manual constam os critérios de tolerabilidade de riscos, tanto para risco social, como para risco individual, que norteiam a avaliação de estudos de análise de riscos de instalações e atividades perigosas, no âmbito do processo de licenciamento ambiental.

A Curva F-N abaixo apresenta o critério de tolerabilidade para o risco social da CETESB.

imagem-002.jpg

Ao se analisar o gráfico acima, observa-se que o(s)
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ALARP é a combinação das inicias de As Low As Reasonably Practicable (tão baixo quanto possível) e ele deve ser entendido como uma diretriz na adoção de controles de redução de risco. Um risco elevado não pode de nenhuma forma ser admitido por uma organização.

 

Os riscos situados na região entre as curvas limites dos riscos intoleráveis e negligenciáveis, denominada ALARP (As Low As Reasonably Practicable), embora situados abaixo da região de intolerabilidade, devem ser reduzidos tanto quanto praticável. CETESB 2003

Por que a letra A estaria errada? vemos no gráfico que curva superior, do limite de tolerância, está como ponto mais alto 1*10 ^ (-3)

????

A Curva FN é utilizado para expressar o risco social. O risco individual pode ser expresso por meio de contornos de risco (ou de isorrisco).

Por essa razão, a alternativa A está errada. Quando ele apresenta a curva FN superior da região ALARP apontando F em 1,0E-03 para N de 1, ele quer dizer que é tolerável o risco social de fatalidade de 1:1.000; seguindo a curva FN no sentido positivo do gráfico, teremos os níveis toleráveis de 10:10.000, ou 100:100.000, etc que nada mais é que a mesma relação apresentada para 1 fatalidade, porém sempre se referindo ao risco social.

Fonte: Norma Técnica P4.261:2011 (CETESB).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo