O respeito a diversidade, sejam diferenças de temperamento, ...
O respeito a diversidade, sejam diferenças de temperamento, de habilidades e de conhecimentos, até as diferenças de gênero, de etnia e de credo religioso, e também as necessidades especiais devem ser desenvolvidas no âmbito de toda educação. Por sua vez, para que tais hábitos sejam incorporados desde a educação infantil, é necessário:
I – A atitude de aceitação do outro em suas diferenças e particularidades precisa estar presente nos atos e atitudes dos adultos com quem convivem na instituição.
II – Sanções disciplinares para o caso de descumprimento de acordos devem ser tema de conversa, no qual a ponderação e mediação do adulto tem papel fundamental.
III – Jogos e atividades cooperativas permitem o diálogo e a interação entre as crianças e permitem quebrar barreiras entre possíveis diferenças anteriores às situações escolares.
IV – Em relação às regras, além de se manter a preocupação quanto à clareza e transparência na sua apresentação e à coerência das sanções, é preciso dar oportunidade para que as crianças participem do estabelecimento de regras que irão afetar-lhes diretamente.
Dos itens acima: