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Q3034969 Pedagogia

“A nossa história foi tecida pela presença de escravos originários do credo islâmico”. (COSTA, 2002)

Fonte: COSTA, Sebastião Heber Vieira. Em nome de Alá: algumas notas sobre a presença mulçumana entre os escravos da Bahia. in SYLVANA, Brandão (Organizadora) Histórias das Religiões no Brasil. Vol.2. Recife. Editora Universitária. UFPE. 2002. 

Tendo como premissa a presença do islamismo em solo baiano, avalie as assertivas a seguir.


I- O islamismo espalhou-se de forma própria na Bahia e seus seguidores eram geralmente os negros que possuíam maior grau de instrução, em suas reuniões de oração, tanto na vida privada, como nas mesquitas o uso do tecebá era uma marca do sagrado.


II- Na Bahia, no século XIX, não há registros de revoltas dos negros com a dimensão religiosa islâmica, inclusive os estudiosos garantem que a Revolta dos Malês é simplesmente uma representação revestida das caraterísticas típicas de luta de classe.


III- A função agregadora do Islã foi a solidariedade entre as etnias negras, na Bahia, ajudando a promover a unidade entre muitos escravos e até entre os libertos africanos.


É CORRETO o que se afirma em:

Alternativas

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Alternativa Correta: A - I e III apenas.

Vamos explorar cada assertiva para entender por que a alternativa A é a correta e as outras não são.

Assertiva I: Esta afirmação traz informações sobre a propagação do islamismo na Bahia, destacando que seus seguidores eram, em grande parte, negros com maior grau de instrução. O uso do tecebá, que se refere a um tipo de rosário usado pelos muçulmanos, é corretamente associado às práticas religiosas islâmicas. Os elementos apresentados são historicamente precisos.

Assertiva II: Esta assertiva está incorreta. Contrariamente ao que é afirmado, a Revolta dos Malês foi, de fato, uma revolta de escravos muçulmanos ocorrida na Bahia em 1835, com uma dimensão religiosa significativa. Ela não pode ser simplesmente reduzida a uma luta de classe, pois teve elementos religiosos claros que foram fundamentais para sua motivação e organização.

Assertiva III: A afirmação sobre a função agregadora do Islã é correta. O islamismo funcionou como um elemento de solidariedade entre as diferentes etnias negras na Bahia, promovendo a união entre escravos e africanos libertos. Este fator de coesão social é bem documentado historicamente.

Portanto, a combinação correta de afirmativas é a que considera I e III como verdadeiras, justificando a escolha da alternativa A.

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II- Na Bahia, no século XIX, não há registros de revoltas dos negros com a dimensão religiosa islâmica, inclusive os estudiosos garantem que a Revolta dos Malês é simplesmente uma representação revestida das caraterísticas típicas de luta de classe.

Alternativa equivocada. Uma vez que, a revolta do malês, ocorrida em 1835, foi um movimento que envolvia negros islâmicos, os quais buscavam a integração social e a instalação de uma repubública islâmica no território baiano.

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