Sobre um paciente com infarto agudo do miocárdio (IAM) que ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2317884 Medicina
Sobre um paciente com infarto agudo do miocárdio (IAM) que apresenta distúrbios de condução analise as afirmativas a seguir.
I. Os distúrbios de condução que ocorrem no IAM antero-septal são menos frequentes, porém mais graves, e o grau de complicações arrítmicas geralmente está diretamente relacionado à extensão do infarto.
II. O bloqueio atrioventricular de segundo ou terceiro grau associado ao IAM da parede inferior está localizado distal ao feixe de His em 90% dos pacientes.
III. O IAM inferior está tipicamente associado ao bloqueio AV de segundo grau mais benigno do tipo Wenckebach (Mobitz tipo I), ao passo que o bloqueio Mobitz tipo II geralmente ocorre no IAM anterior.
IV. A bradicardia sinusal é a arritmia mais comumente associada ao IAM inferior. Está presente em até 40% dos pacientes nas primeiras duas horas.
Está correto o que se afirma em
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Para responder essa questão, é necessário ter conhecimento sobre os distúrbios de condução cardíaca associados ao infarto agudo do miocárdio (IAM) e suas localizações. A afirmativa I está correta pois os distúrbios de condução em um IAM antero-septal são de fato menos frequentes, mas quando ocorrem podem ser muito graves, já que essa região está associada ao sistema de condução principal do coração, incluindo o feixe de His e seus ramos. A gravidade e as complicações arrítmicas estão relacionadas à extensão do infarto. A afirmativa II está incorreta, e por isso, as opções que a incluem são eliminadas. No IAM da parede inferior, os bloqueios atrioventriculares (BAV) de segundo ou terceiro grau, quando ocorrem, geralmente são devido a um problema no nó AV ou acima do feixe de His, e não distal a ele. Isso se deve ao fato de que o IAM inferior normalmente afeta a artéria coronária direita, que fornece sangue ao nó sinoatrial e ao nó atrioventricular. A afirmativa III está correta. O IAM inferior está mais comumente associado ao BAV do tipo Mobitz I (Wenckebach), que costuma ser uma condição mais benigna. Por outro lado, o tipo Mobitz II é mais frequentemente associado ao IAM anterior, que pode afetar o sistema de condução mais proximal e, portanto, é mais grave. A afirmativa IV também está correta. A bradicardia sinusal, que é uma frequência cardíaca mais lenta que o normal, é comum no IAM inferior, pois este costuma estar relacionado com o comprometimento da artéria coronária direita, que também irriga o nó sinoatrial, o "marca-passo natural" do coração. Portanto, as afirmativas I, III e IV estão corretas, o que torna a alternativa D a resposta correta.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo