Paciente 55 anos, sexo masculino, hipertenso, DM tipo 2 e t...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2317885 Medicina
Paciente 55 anos, sexo masculino, hipertenso, DM tipo 2 e tabagista, sem alterações prévias ao exame físico, inicia dor precordial típica há 3 horas.
Possui ECG da admissão com supra desnivelo do segmento ST nas derivações DII, DIII e AVF. Ao exame, paciente está hipotenso, taquicárdico e com turgência jugular patológica. Pulsos palpáveis e simétricos. Ausculta cardíaca e respiratória normais.
Assinale a opção que apresenta o diagnóstico mais provável, que está associado às alterações eletrocardiográficas da parede descrita.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão descreve um paciente de 55 anos com fatores de risco cardiovasculares (hipertensão, diabetes mellitus tipo 2 e tabagismo) apresentando dor precordial típica e alterações eletrocardiográficas com supradesnivelamento do segmento ST nas derivações DII, DIII e aVF. Essas derivações são representativas da parede inferior do coração. Além disso, o paciente apresenta sinais clínicos de hipotensão, taquicardia e turgência jugular patológica, mas não apresenta alterações na ausculta cardíaca e respiratória. Esses achados sugerem um infarto agudo do miocárdio (IAM) na parede inferior, e a presença de hipotensão e turgência jugular patológica pode indicar envolvimento do ventrículo direito, que é menos comum mas pode ocorrer em conjunto com o infarto da parede inferior do coração. As outras opções (A-D) não são consistentes com o quadro clínico e o ECG apresentado. A pericardite constritiva (A) não causaria supradesnivelamento do ST agudo; a dissecção aórtica (B) apresentaria sinais clínicos mais dramáticos e dor de início abrupto; um aneurisma de ventrículo esquerdo (C) é uma complicação crônica, não aguda; e a rotura de cordoalha mitral (D) geralmente apresenta um sopro de regurgitação mitral. Assim, a alternativa mais provável e correta é a E - Infarto de ventrículo direito, que está associado às alterações eletrocardiográficas descritas e ao quadro clínico do paciente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo