Fenômenos como a globalização, a terceirização, os novos mé...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2016 Banca: FGV Órgão: IBGE Prova: FGV - 2016 - IBGE - Analista - Design Instrucional |
Q630036 Pedagogia
Fenômenos como a globalização, a terceirização, os novos métodos de gestão e os avanços tecnológicos têm ocasionado novas formas de organização do trabalho no mundo contemporâneo. São exemplos de impactos dessa nova organização do trabalho sobre a educação dos trabalhadores:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - substituição gradativa do treinamento convencional de habilidades e conhecimentos básicos por trilhas ou currículos de desenvolvimento pessoal e profissional.

A questão aborda as mudanças no mundo do trabalho e como estas têm afetado a educação e desenvolvimento de competências dos trabalhadores. Para compreender e resolver esta questão, é importante ter conhecimento sobre os efeitos da globalização e das inovações tecnológicas na organização do trabalho e como essas mudanças demandam um novo perfil de competências dos profissionais.

Os aspectos relevantes para entender essa problemática incluem:

  • Globalização: tem impacto direto nas exigências de diversos mercados, ampliando a competição e exigindo flexibilidade.
  • Terceirização: muda as relações de trabalho e pode levar a uma diversificação das habilidades requeridas.
  • Novos métodos de gestão: frequentemente focam em eficiência e produtividade, o que pode afetar as abordagens de treinamento e desenvolvimento.
  • Avanços tecnológicos: implicam na necessidade de atualização constante dos conhecimentos e habilidades dos trabalhadores.

A alternativa C está correta pois reflete uma tendência contemporânea nas organizações de valorizar a educação continuada e o desenvolvimento de competências que vão além das habilidades técnicas específicas. O treinamento convencional, muitas vezes focado apenas em tarefas específicas e conhecimentos básicos, vem sendo substituído por abordagens mais integradas de desenvolvimento pessoal e profissional, que são chamadas de trilhas ou currículos de desenvolvimento. Estas procuram alinhar as necessidades individuais dos trabalhadores com os objetivos estratégicos das organizações, promovendo uma aprendizagem mais contínua e adaptada às mudanças do mercado de trabalho.

Essa transição para abordagens de aprendizagem mais holísticas está em consonância com a necessidade de competências transversais que podem ser aplicadas em diferentes contextos e que são essenciais em um ambiente de trabalho em constante evolução. Além disso, o foco em desenvolvimento pessoal e profissional está alinhado com a valorização da capacidade de aprendizagem ao longo da vida e da adaptabilidade dos trabalhadores.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito letra "C"

a) Competências transversais servem para classificar e não mensurar;

b) Se há novas formas de organização, os indicadores aumentam.

c) Correta - especialização e personalização do percurso educativo

d) aumento e não redução

e) se estão voltados aos indivíduos, o aumento seria nas competências individuais.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo