Criança de 4 anos com dor abdominal, náuseas com vômitos e ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2317896 Medicina
Criança de 4 anos com dor abdominal, náuseas com vômitos e diarreia com sangue há 1 semana, é trazida pelos pais para atendimento de urgência. Esta é a terceira vez que trazem o filho ao pronto-socorro, tendo sido medicado com hidratação venosa e sintomáticos. Referem que parou de urinar desde a noite anterior.
Ao exame, a criança está lúcida e orientada, desidratada +/4+, hipocorada 3+/4+, ictérica 2+/4+, acianótica. PA 140 x 80 mmHg, FC 130 bpm, eupneica e afebril. Restante do exame, digno de nota apenas petéquias em membros inferiores.
Exames laboratoriais com Hb 7g/dL, HTº 22%, leucometria 12.000 células/mm3 e plaquetas 70.000 células/mm3 . Teste de Coombs direto negativo e esfregaço periférico com esquizócitos. Ureia 120 mg/dL, creatinina 4.0 mg/dL. O diagnóstico microbiológico foi realizado pelo swab retal.
O tratamento deve ser feito com
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão apresenta um caso clínico de uma criança com sintomas de gastroenterite, associada a sinais de possível síndrome hemolítico-urêmica (SHU), indicada pela tríade de anemia hemolítica (sugerida pela presença de esquizócitos no esfregaço periférico e hemoglobina baixa), trombocitopenia (indicada pela contagem de plaquetas reduzida) e insuficiência renal aguda (evidenciada pelos níveis elevados de ureia e creatinina, além da oligúria relatada). A SHU é frequentemente associada a infecções por cepas de Escherichia coli produtoras de toxina Shiga (como a E. coli O157:H7), que é geralmente diagnosticada por swab retal, como mencionado na questão. A alternativa correta, letra C, recomenda "expansão volêmica intravenosa vigorosa" que é a abordagem inicial indicada para a reidratação e manejo da insuficiência renal aguda nesse contexto. A expansão volêmica ajuda a melhorar a perfusão renal e pode estabilizar os sinais vitais do paciente. Opiáceos, anti-inflamatórios e antibióticos (como ciprofloxacina e metronidazol) não são indicados como tratamento inicial na SHU, porque podem piorar a função renal ou, no caso dos antibióticos, podem aumentar a liberação de toxinas das bactérias, agravando a condição. Portanto, a resposta correta é a que foca na estabilização hemodinâmica do paciente sem adicionar agentes farmacológicos que poderiam ser prejudiciais no contexto da SHU.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo