Para possibilitar a consolidação das contas públicas nos...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1050603 Contabilidade Pública
Para possibilitar a consolidação das contas públicas nos diversos níveis de governo com a adequada elaboração das DCASP, foi criado no PCASP um mecanismo para a segregação dos valores das transações a serem incluídas ou excluídas na consolidação: a utilização do 5.º nível (subtítulo) das classes 1, 2, 3 e 4 do PCASP para identificar os saldos recíprocos nas contas de natureza patrimonial.
Conforme esse mecanismo, as contas das operações que compreendem os saldos a serem excluídos dos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (OFSS) de um mesmo ente devem ser identificadas pelo dígito
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Essa questão versa sobre o Plano de Contas Aplicável ao Setor Público - PCASP.

O MCASP, 8ª ed., págs. 385 traz uma regra no que tange ao detalhamento da contábil relacionada ao 5º nível (subtítulo) do PCASP, cujo preenchimento se dá da seguinte forma:



Com isso, tem-se que a o correto é o dígito 2, que é corresponde à alternativa B.


Gabarito do Professor: Letra B.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: B

5º Nível (Subtítulo) – Consolidação

x.x.x.x.1.xx.xx: CONSOLIDAÇÃO: compreende os saldos que não serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social (OFSS).

x.x.x.x.2.xx.xx: INTRA OFSS: Compreende os saldos que serão excluídos nos demonstrativos consolidados do OFSS do mesmo ente.

x.x.x.x.3.xx.xx: INTER OFSS – UNIÃO: compreende os saldos que serão excluídos nos demonstrativos consolidados do OFSS de entes públicos distintos, resultantes das transações entre o ente e a União.

x.x.x.x.4.xx.xx: INTER OFSS – ESTADO: compreende os saldos que serão excluídos nos demonstrativos consolidados do OFSS de entes públicos distintos, resultantes das transações entre o ente e um estado.

x.x.x.x.5.xx.xx: INTER OFSS – MUNICÍPIO: compreende os saldos que serão excluídos nos demonstrativos consolidados do OFSS de entes públicos distintos, resultantes das transações entre o ente e um município.

Fonte: MCASP

MCASP 8ª Pág. 389

O processo de consolidação do ente deverá incluir as contas cujo 5º nível apresenta os dígitos 1 (Consolidação), 3, 4 e 5 (Inter OFSS), e excluir as que apresentam o dígito 2 (Intra OFSS).

O processo de consolidação nacional deverá incluir as contas cujo 5º nível apresenta o dígito 1 (Consolidação), e excluir as que apresentam os dígitos 2 (Intra OFSS), 3, 4 e 5 (Inter OFSS).

Gab. B (Comum a todos)

Vala-me Cristo!

A resposta está na pg 387 do MCASP 8ª ed.

Pelo que entendi, o 5º nível que é o subtítulo, eles resolveram chamar de consolidação e usá-lo quando se tratar das classes que estão dentro da natureza patrimonial ( 1 a 4) para demonstrar os saldos do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social (OFSS).

Questão bem puxada. Vc deveria ter em mente o quadro do 5º subtítulo, no que diz respeito a consolidação das contas. Porém, gabaritei essa questão de outra forma: se prestarem bem atenção, as operações entre entidades e órgãos integrantes dos orçamentos fiscal e da seguridade social são consideradas intraorçamentárias. Em nenhum momento o item disse algo a respeito de demonstrativos de entes federados diferentes. Só com esse conhecimento, já seria possível vc eliminar os itens "C", "D" e "E".

NACIONAL:
1) INCLUI O DÍGITO 1
2) EXCLUI OS DEMAIS DÍGITOS (2, 3, 4, 5)

 

ENTE:
1) INCLUI 1,3,4,5
2) EXCLUI 2

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo