As receitas públicas oriundas de dividendos recebidos de emp...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1050623 Direito Financeiro
As receitas públicas oriundas de dividendos recebidos de empresa pública estadual são classificadas como
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Trata-se de uma questão sobre classificação das receitas públicas.

Vamos analisar as alternativas.

A) ERRADO.  Segundo o art. 4º da Lei 4.320 afirmar que receitas tributárias são as que abarcam os impostos, as taxas e as contribuições de melhoria.

B) CORRETO. A receitas oriundas de dividendos recebidos de empresa pública estadual são classificadas como patrimoniais, pois são provenientes do patrimônio público. Nesse sentido, afirma o MCASP 8ª Ed. ao conceituar Receita Corrente Patrimonial: “São receitas provenientes da fruição do patrimônio de ente público, como por exemplo, bens mobiliários e imobiliários ou, ainda, bens intangíveis e participações societárias. São classificadas no orçamento como receitas correntes e de natureza patrimonial".


C) ERRADO. As receitas industriais ou de serviços, a depender da natureza da atividade empresarial possuem outra conceituação segundo o MCASP 8ª Edição:

Receita Corrente Industrial: “Registra as receitas provenientes das atividades industriais. Envolvem a extração e o beneficiamento de matérias-primas, bem como a produção e comercialização bens relacionados às indústrias extrativa mineral, mecânica, química e de transformação em geral. Compreende a produção e comercialização de petróleo e demais hidrocarbonetos, produtos farmacêuticos e a fabricação de substâncias químicas e radioativas, de produtos da agricultura, pecuária e pesca em produtos alimentares, de bebidas e destilados, de componentes e produtos eletrônicos, as atividades de edição, impressão ou comercialização de publicações em meio físico, digital ou audiovisual, além de outras atividades industriais semelhantes".

 

D) ERRADO.  O conceito de transferências correntes presente no art. 12, § 2º, da Lei 4.320/64 apresenta outras características:

“Art. 12. [...]
§ 2º Classificam-se como Transferências Correntes as dotações para despesas as quais não corresponda contraprestação direta em bens ou serviços, inclusive para contribuições e subvenções destinadas a atender à manutenção de outras entidades de direito público ou privado".



E) ERRADO. O que é apresentado no enunciado não tem relação com o conceito de Outras Receitas Correntes, que segundo MCASP 8ª Edição apresenta:

Receita Corrente – Outras Receitas Correntes: “Constituem-se pelas receitas cujas características não permitam o enquadramento nas demais classificações da receita corrente, tais como indenizações, restituições, ressarcimentos, multas administrativas, contratuais e judiciais, previstas em legislações específicas, entre outras".

 

GABARITO DO PROFESSOR: ALTERNATIVA “B".

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: B

"A Receita Patrimonial é proveniente da utilização do patrimônio público do Estado do Rio de Janeiro, bem como dos bens intangíveis e de participações societárias. São exemplos de receitas patrimoniais o aluguel de imóveis públicos, dividendos recebidos de empresas em que o Estado possua participação acionária, receitas de concessões e permissões para exploração de serviços de transporte, e compensações financeiras decorrente de exploração de recursos naturais, tais como os royalties pela produção de petróleo". (Fonte: Relatório Prestando Contas ao Cidadão - Receita_08.201.pdf"

MCASP 8ª Pág. 42

Código 1.3.0.0.00.0.0 – Receita Corrente – Patrimonial

São receitas provenientes da fruição do patrimônio de ente público, como por exemplo, bens mobiliários e imobiliários ou, ainda, bens intangíveis e participações societárias. São classificadas no orçamento como receitas correntes e de natureza patrimonial.

Gab. B

1. Receita patrimonial: é a resultante da exploração do patrimônio do estado, como se dá com recebimento de aluguéis, rendimento oriundo de renda de ativos;

2. Receita de serviços: decorre da prestação de serviços diretamente pelo estado, na maioria das vezes, recebe sua remuneração pela cobrança de tarifas;

3. Receita de contribuições: são as receitas chamadas “contribuições especiais“, incluem contribuição social, CIDE, contribuições de interesse de categorias profissionais;

4. Receita de capital de operação de crédito: são recursos obtidos quando estado e o tomador de recursos. Estado coloca títulos públicos à disposição de particulares, de modo a cobrir déficit orçamentário.

5. Outras receitas de capital: são as que não são operação de crédito, alienação de bens, amortização de empréstimos, transferências de capital, usa-se o critério residual. Assim, as receitas que não foram laçadas nos itens citados acimas são lançadas nessa dotação, ex. receita da integralização do capital social de empresas estatais.

Fonte: comentários QC

Receita Patrimonial: são provenientes da fruição de patrimônio pertencente ao ente público, tais como as decorrentes de aluguéis, dividendos, compensações financeiras/royalties, concessões, entre outras.

MTO, pag. 12.

Isso despenca nas provas do CESPE

A exploração do patrimônio do Estado é considerado RECEITA CORRENTE PATRIMONIAL

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo