Julgue o item que se segue, relativos à modelagem de process...
Regra de negócio representada no gateway e objetos de dados inseridos em raias separadas são erros comuns em modelagem de processos.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gateways são os elementos de BPMN responsáveis por controlar iterações do fluxo, criando caminhos alternativos ou paralelos no mapeamento do processo ou unificando fluxos para continuação em uma mesma sequência de atividades.
certo
No contexto da modelagem de processos de negócios, os gateways servem para orientar a divisão e a união dos fluxos dentro de um diagrama. Contudo, um equívoco frequente é incorporar diretamente as regras de negócio nos gateways, ao invés de destacá-las por meio de atividades ou decisões específicas que detalhem a lógica empresarial. Essa prática pode obscurecer o entendimento do processo, tornando sua interpretação mais complexa.
Quanto à disposição de objetos de dados em raias distintas, as raias são empregadas para ilustrar os diferentes agentes ou seções que participam do processo. A alocação de objetos de dados - tais como documentos e informações - em raias diferentes, em vez de vinculá-los diretamente às atividades ou fluxos a que se relacionam, pode gerar equívocos e interpretações incorretas acerca da manipulação e trajetória dos dados no decorrer do processo.
Sendo assim, na modelagem de processos de negócios, a correta utilização dos gateways e a organização adequada dos objetos de dados são fundamentais para a clareza, eficiência e eficácia do modelo. Gateways são elementos de modelagem que controlam como os fluxos de processo divergem ou convergem, representando pontos de controle para os caminhos dentro do processo. São representados por diamantes, e os marcadores em seu centro indicam diferentes tipos de comportamento, como convergência e divergência de fluxos, decisões baseadas em condições, entre outros
Fonte - Cerque Junior
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo