Acerca de hierarquia do processo e notação de BPMN, julgue o...
Atividades, em BPMN, podem ser classificadas como tarefas e subprocessos.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Eu hein...gabarito deu Certo...mas acredito que não esteja!
Atividades = tarefas ?
Atividades é um nível mais amplo '-'
Certo
Eu errei na prova pq pensei igual aos colegas, fiz a associação a hierarquia de processos. Todavia a questão se refere a notação BPMN, sendo então o desenho. Coloquei o link para facilitar a visualização do que a questão faz menção:
https://www.sydle.com/blog/assets/post/elementos-bpmn-629a22d92fdf443fe0a23bad/icones-da-nota%C3%A7%C3%A3o-BPMN.png?w=960
https://www.sydle.com/br/blog/elementos-bpmn-629a22d92fdf443fe0a23bad
Qualquer erro, por favor, avisem-me.
Atividade: conjunto de ações, operações ou tarefas que são realizadas dentro de um subprocesso ou dentro de um processo. As atividades indicam “o que” deve ser feito para o alcance de algum objetivo específico.
Tarefa (Operação / Procedimento): é o maior nível de detalhamento, parte específica da atividade. Indica de forma mais detalhada como a atividade deve ser executada. Corresponde a uma sequência de etapas que devem ser executadas para a realização da tarefa. As tarefas indicam “como” deve ser feito. É o “nível hierárquico” mais baixo.
Comentário do professor Cerque Júnior do tec concursos
Gabarito: Certo.
As atividades podem ser compostas ou atômicas. As compostas são conhecidas como subprocessos e as atômicas como tarefas.
As tarefas representam um único passo ou ação dentro de um processo. Elas são geralmente atômicas, ou seja, não são decompostas em atividades menores dentro do contexto do diagrama BPMN. Por outro lado, os subprocessos são usados para agrupar um conjunto de atividades que juntas realizam uma função mais complexa dentro do processo. Subprocessos podem ser expandidos para mostrar o detalhamento das atividades internas ou podem ser colapsados para simplificar a visualização do processo geral.
Fonte: FERREIRA, André Ribeiro. Gestão de processos; módulo 3. – Brasília: ENAP / DDG, 2013. 179 p. Apostila do Programa de Desenvolvimento de Gerentes Operacionais – DGO.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo