De acordo com a Lei nº 7.716/1989, que define os crimes res...
I. Em todos os atos processuais, cíveis e criminais, a vítima dos crimes de racismo deverá estar acompanhada de advogado ou defensor público.
II. Na interpretação desta Lei, o juiz deve considerar como discriminatória qualquer atitude ou tratamento dado à pessoa ou a grupos minoritários que cause constrangimento, humilhação, vergonha, medo ou exposição indevida, e que usualmente não se dispensaria a outros grupos em razão da cor, etnia, religião ou procedência.
III. Os crimes previstos na Lei nº 7.716/1989 terão as penas aumentadas de 1/3 (um terço) até a metade, quando ocorrerem em contexto ou com intuito de descontração, diversão ou recreação.
Assinale a alternativa correta.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (19)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A - As afirmativas I, II e III estão corretas
A questão aborda a Lei nº 7.716/1989, que trata dos crimes resultantes de preconceito de raça ou cor. Para resolvê-la, é necessário ter conhecimento sobre os dispositivos dessa lei e suas interpretações. Vamos analisar cada afirmativa para justificar a correção da alternativa A.
Afirmativa I: "Em todos os atos processuais, cíveis e criminais, a vítima dos crimes de racismo deverá estar acompanhada de advogado ou defensor público."
Essa afirmativa está correta. De acordo com o artigo 3º-A da Lei nº 7.716/1989, a vítima dos crimes de racismo tem o direito de estar acompanhada de advogado ou defensor público em todos os atos processuais, o que garante assistência jurídica adequada e protege os direitos da vítima.
Afirmativa II: "Na interpretação desta Lei, o juiz deve considerar como discriminatória qualquer atitude ou tratamento dado à pessoa ou a grupos minoritários que cause constrangimento, humilhação, vergonha, medo ou exposição indevida, e que usualmente não se dispensaria a outros grupos em razão da cor, etnia, religião ou procedência."
Essa afirmativa também está correta. Conforme o artigo 1º da Lei nº 7.716/1989, a discriminação é definida de forma ampla, abrangendo atitudes ou tratamentos que causem constrangimento, humilhação, vergonha, medo ou exposição indevida, baseados em cor, etnia, religião ou procedência. O juiz deve considerar essas circunstâncias ao interpretar a lei.
Afirmativa III: "Os crimes previstos na Lei nº 7.716/1989 terão as penas aumentadas de 1/3 (um terço) até a metade, quando ocorrerem em contexto ou com intuito de descontração, diversão ou recreação."
Essa afirmativa está correta. O artigo 20, parágrafo 2º da Lei nº 7.716/1989 estabelece que as penas para os crimes previstos na lei serão aumentadas de um terço até a metade se forem cometidos em contextos de descontração, diversão ou recreação, pois tais circunstâncias não justificam o ato discriminatório e, ao contrário, podem potencializar o dano causado à vítima.
Portanto, todas as afirmativas I, II e III estão de acordo com a Lei nº 7.716/1989, confirmando que a alternativa correta é a A.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A- O novo artigo 20-D da Lei n° 7.716/1989, por sua vez, prescreve que "em todos os atos processuais, cíveis e criminais, a vítima dos crimes de racismo deverá estar acompanhada de advogado ou defensor público".
B-Art. 20-C. Na interpretação desta Lei, o juiz deve considerar como discriminatória qualquer atitude ou tratamento dado à pessoa ou a grupos minoritários que cause constrangimento, humilhação, vergonha, medo ou exposição indevida, e que usualmente não se dispensaria a outros grupos em razão da cor, etnia, religião ou procedência.”
C- “Art. 20-A. Os crimes previstos nesta Lei terão as penas aumentadas de 1/3 (um terço) até a metade, quando ocorrerem em contexto ou com intuito de descontração, diversão ou recreação.”
Lei nº 7.716 de 1989:
I. CORRETO!
Art. 20-D. Em todos os atos processuais, cíveis e criminais, a vítima dos crimes de racismo deverá estar acompanhada de advogado ou defensor público. (Incluído pela Lei n° 14.532, de 2023)
II. CORRETO!
Art. 20-C. Na interpretação desta Lei, o juiz deve considerar como discriminatória qualquer atitude ou tratamento dado à pessoa ou a grupos minoritários que cause constrangimento, humilhação, vergonha, medo ou exposição indevida, e que usualmente não se dispensaria a outros grupos em razão da cor, etnia, religião ou procedência. (Incluído pela Lei n° 14.532, de 2023)
III. CORRETO!
Art. 20-A. Os crimes previstos nesta Lei terão as penas aumentadas de 1/3 (um terço) até a metade, quando ocorrerem em contexto ou com intuito de descontração, diversão ou recreação. (Incluído pela Lei n° 14.532, de 2023)
Gabarito: A
■ Alguns aspectos legais acerca da lei:
◇ Não prevê crimes com violência ou grave ameaça;
◇ Não há a previsão da modalidade culposa;
◇ Não há pena de detenção;
◇ Admite-se a substituição da pena privativa de liberdade por restritivas de direitos, se preenchidos os requisitos do Código Penal.
◇ Rol exemplificativo; numerus apertus; não exaustivo...
◇ STF: até que o CN edite uma lei específica, as condutas homofóbicas e transfóbicas se enquadram nesta lei;
◇ STF. 2° turma: Não cabe Acordo de Não Persecução Penal (ANPP) em caso de racismo e injúria racial.
■ Alguns aspectos legais acerca da lei:
◇ Não prevê crimes com violência ou grave ameaça;
◇ Não há a previsão da modalidade culposa;
◇ Não há pena de detenção;
◇ Admite-se a substituição da pena privativa de liberdade por restritivas de direitos, se preenchidos os requisitos do Código Penal.
◇ Rol exemplificativo; numerus apertus; não exaustivo...
◇ STF: até que o CN edite uma lei específica, as condutas homofóbicas e transfóbicas se enquadram nesta lei;
◇ STF. 2° turma: Não cabe Acordo de Não Persecução Penal (ANPP) em caso de racismo e injúria racial.
ADENDO
Racismo e a Lei 14.532/22
i- Tipo objetivo (art. 20): praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
- Aqui, há claro viés de segregação / apartamento racial.
- Forma equiparada (racismo religioso): sem prejuízo da pena correspondente à violência, mesmas penas → quem obstar, impedir ou empregar violência contra quaisquer manifestações ou práticas religiosas.
*obs: no CP, utilizava-se a expressão origem → procedência nacional, agora, é restrita a um preconceito de origem interna, dentro da federação pátria, para parcela doutrina. (outros, à luz dignidade pessoa humana, não vêem tal limitação)
ii- Forma especial - Qualificadora: qualquer dos crimes previstos neste artigo for cometido no contexto de atividades esportivas, religiosas, artísticas ou culturais destinadas ao público:
- Pena: reclusão, de 2 - 5 anos, + proibição de frequência, por 3 anos, nesses locais. (erro legislativo ⇒ o mais comum nessas práticas é a injúria racial - ex: em estádio.
- Assim como no CDC, mais uma hipóteses excepcional de PPL + PRD.
Bora querer
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo