Aponte a alternativa que completa corretamente as frases qua...
O mercado reagiu ___ inesperada decisão do Banco Central de reduzir o juro básico. Mas há consenso ___ subida dos índices em 2012. Disseram que o governo quer privilegiar a expansão do país em detrimento __ controle da inflação.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Quem reage, reage A alguma coisa, como a palavra "inesperada" é feminina, ocorre a fusão do artigo feminino "A" com a preposição exigida pelo verbo "reagiu" e consequentemente a crase.
Quando existe um consenso é um consenso SOBRE ( A respeito de) alguma coisa.
Quem faz uma coisa em detrimento, faz em detrimento DE outra coisa, no caso houve a junção da preposição "de" com o artigo "o" resultando em "DO".
- reagiu a algo.
- consenso sobre algo
- detrimento a algo.
Só para completar os comentários:
Reagir é VTI, pede a preposição "a" no entanto só é obrigatório o acento grave pois a "a inesperada decisão" está especificada, não é uma decisão qualquer é A decisão do Banco Central, como temos artigo especificando, a crase se torna obrigatória "a" prep.+ "a" artigo.
o resto já foi exlicado pelos colegas acima.
Ficou bem claro que o agente da "decisão inesperada" era conhecido, determinado.
Neste caso, o artigo antes do substantivo "decisão" era indispensável e, a se somar da preposição requerida pelo verbo, fez-se a crase.
Pessoal cuidado ao comentarem as questões! comentem apenas aquilo que tiverem certeza! pois pode prejudicar aqueles que buscam entender a questão, corrigindo o colega "Bruno Batista",( na boa)pois percebi que muitas pessoas acharam seu comentário útil, mas considero errôneo a explicação. a crase ocorre pelo fato da palavra "decisão" ser "feminina". o artigo que antecede a palavra "inesperada" vem de "decisão","inesperada" é meramente um adjunto adnominal, ou seja, varia em função do substantivo a que se refere ex: o inesperado comentário
para exemplificar melhor, se invertermos as palavras fica mais evidente: a decisão inesperada....
outra coisa importante de se observar é que o particípio (do,da) pode exercer as mesmas funções sintáticas de adjetivo e advérbio..
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo