Nos casos de exodontias ou qualquer procedimento em que haja...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2015 Banca: FGV Órgão: TJ-SC Prova: FGV - 2015 - TJ-SC - Odontólogo |
Q482839 Odontologia
Nos casos de exodontias ou qualquer procedimento em que haja disseminação de bactérias por via hematogênica, a antibiótico profilaxia recomendada para a profilaxia de endocardite infecciosa em pacientes adultos alérgicos à penicilina será:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

A alternativa correta é a alternativa B. Vamos entender o porquê dessa escolha.

Nos procedimentos odontológicos, como exodontias (extração de dentes), existe o risco de disseminação de bactérias pela corrente sanguínea. Em pacientes com risco de endocardite infecciosa, a antibiótico profilaxia é essencial.

Para pacientes alérgicos à penicilina, é necessário escolher um antibiótico alternativo. De acordo com as diretrizes, a clindamicina é indicada, na dosagem de 600 mg, administrada 1 hora antes do procedimento. Isso é justamente o que está descrito na alternativa B.

Agora, vamos analisar as outras alternativas:

A - A amoxicilina é recomendada para pacientes que não são alérgicos à penicilina, portanto, não se aplica ao caso especificado.

C - A tetraciclina não é uma escolha comum para profilaxia de endocardite infecciosa devido ao seu espectro antibacteriano e suas interações.

D - A dosagem de 20 mg de clindamicina está incorreta, pois está bem abaixo da dose eficaz recomendada.

E - Novamente, a amoxicilina é mencionada, reforçando que ela não é indicada para alérgicos à penicilina.

Espero que esta explicação tenha esclarecido suas dúvidas sobre a questão da antibiótico profilaxia em odontologia. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Acrescentando informação importante:

Recentemente (2022) a AHA publicou atualização referente a cerca da profilaxia antibiótica em pacientes com risco de endocardite infecciosa.

Em tal documento, no caso de pacientes alérgicos a penicilina que serão submetidos a procedimentos odontológicos invasivos e com alto risco de desenvolver endocardite bacteriana, a antibioticoprofilaxia pode ser realizada com um dos seguintes medicamentos:

  • Doxiciclina 100 mg, 1 hora antes do procedimento
  • Azitromicina 500 mg, 1 hora antes do procedimento
  • Claritromicina 500 mg, 1 hora antes do procedimento
  • Cefalexina** 2 g, 1 hora antes do procedimento

** As cefalosporinas NÃO devem ser usadas em indivíduos com história de anafilaxia, angioedema ou urticária com penicilina ou ampicilina, pelo risco de reação alérgica cruzada grave.

OBS.: A Clindamicina não é mais indicada para profilaxia contra EI em função de reações adversas mais frequentes e graves do que outros antibióticos usados.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo