A hemostasia é um processo fisiológico complexo que resulta...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2302373 Medicina
A hemostasia é um processo fisiológico complexo que resulta no fim da hemorragia no local de injúria de um vaso. Três componentes principais participam do processo de hemostasia: parede endotelial, plaquetas e fatores plasmáticos para formação do coágulo. O dano vascular desencadeia o início da formação do coágulo com o objetivo de produzir um tampão de fibrina e plaquetas, para prevenir a perda sanguínea. Este processo é acompanhado por uma sequência de eventos que leva à contenção do coágulo, cicatrização da ferida, dissolução do coágulo, regeneração tecidual e remodelamento.


Em relação às técnicas para hemostasia, analise a seguir:


I- Mecânicas - pressão direta, sutura, ligaduras, aplicação de clipes e outros implantes. II- Térmicas - eletrocoagulação, eletrocauterização, selante de fibrina e laser. III- Químicas com destaque para farmacoterapia - desmopressina, ácido aminocapróico, ácido tranexâmico. IV- Agentes tópicos - colagenase, celulose, gelatinas.


Analisados os itens é CORRETO afirmar que:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa B é a correta porque há um erro de classificação das técnicas hemostáticas no item II. As técnicas térmicas citadas, como a eletrocoagulação e a eletrocauterização, utilizam calor para coagular os vasos sanguíneos e interromper o sangramento. No entanto, o selante de fibrina não se enquadra nesta categoria, pois ele é um agente biológico que imita o final da cascata de coagulação, formando um coágulo de fibrina que ajuda a selar a área de lesão. O laser também pode ser considerado térmico, mas seu mecanismo de ação pode ser mais preciso e controlado. Portanto, a inclusão do selante de fibrina como uma técnica térmica está incorreta, justificando a resposta correta ser a alternativa B. Os demais itens (I, III e IV) estão corretamente categorizados: as técnicas mecânicas (I) envolvem intervenções físicas diretas para controlar o sangramento; as técnicas químicas (III) envolvem o uso de medicamentos para promover a hemostasia; e os agentes tópicos (IV) são aplicados diretamente na área sangrante para auxiliar na coagulação ou proteção do local.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo