Quanto ao cumprimento de sentença, considere:I. É definitiv...
I. É definitiva a execução da sentença transitada em julgado e provisória quando se tratar de sentença impugnada mediante recurso ao qual tenha sido atribuído efeito suspensivo.
II. Quando na sentença houver uma parte líquida e outra ilíquida, ao credor é lícito promover simultaneamente a execução daquela e, em autos apartados, a liquidação desta.
III. Caso o devedor, condenado ao pagamento de quantia certa ou já fixada em liquidação, não efetue tal pagamento em quinze dias, o montante da condenação será acrescido de multa no percentual de dez por cento e, de ofício, determinará o juiz a expedição de mandado de penhora e avaliação.
Está correto o que se afirma APENAS em
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Desculpem pela pergunta, mas o item I, segunda parte, está incorreto pois quando é dado efeito suspensivo não há execução?
Obrigada
Quanto ao erro da assertiva I, a comprovação de que o recurso não possui efeito suspensivo é um dos requisitos para a execução provisória, vejamos:
Art. 475-O. A execução provisória da sentença far-se-á, no que couber, do mesmo modo que a definitiva, observadas as seguintes normas:
§ 3o Ao requerer a execução provisória, o exequente instruirá a petição com cópias autenticadas das seguintes peças do processo, podendo o advogado declarar a autenticidade, sob sua responsabilidade pessoal:
II – certidão de interposição do recurso não dotado de efeito suspensivo;
Quanto ao erro da assertiva III, nos termos do Art. 475-J, caput, do CPC, a expedição do mandado de penhora e avaliação se dá após requerimento do credor
§ 1oÉ definitiva a execução da sentença transitada em julgado e provisória quando se tratar de sentença impugnada mediante recurso ao qual não foi atribuído efeito suspensivo.(Incluído pela Lei nº 11.232, de 2005)
O problema é que não fica tão claro se o termo “sentença” constante do §1º é referente a do processo de conhecimento (1ª fase) ou da Impugnação ao Cumprimento de sentença (2ª fase).
A confusão é justificada, pois o texto encontra-se dentro do capítulo do Cumprimento de sentença (2ª fase), o que poderia induzir ser recurso contra a sentença da Impugnação.
Mas, pelo gabarito percebe-se que a sentença à qual o §1º se refere é a do processo de conhecimento (1ª fase).
(XXX)
Art. 587. É definitiva a execução fundada em título extrajudicial; é provisória enquanto pendente apelação da sentença de improcedência dos embargos do executado, quando recebidos com efeito suspensivo (art. 739).(Redação dada pela Lei nº 11.382, de 2006).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo