João, servidor público estadual, foi acusado, em um processo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: FGV Órgão: DPE-RJ Prova: FGV - 2019 - DPE-RJ - Técnico Superior Jurídico |
Q983955 Direito Administrativo

João, servidor público estadual, foi acusado, em um processo penal, da prática do crime de corrupção. Paralelamente, passou a responder, pela mesma conduta, a um processo administrativo, sob a alegação de que praticara uma infração disciplinar, e a um processo civil por ato de improbidade administrativa.

Considerando a sistemática vigente, a simultânea instauração das três relações processuais a respeito do mesmo fato está:

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

As condutas ilícitas praticadas pelos agentes públicos ensejam sua responsabilização nas esferas penal, civil e administrativa. É possível, então, que apenas uma conduta seja apurada e sancionada cumulativamente, sem que haja bis in idem, uma vez que cada instância de apuração do fato tem o seu fundamento diverso dos demais.

A regra é que as esferas são independentes ente si, não havendo interferência da decisão de uma instância, no julgamento das demais.

Ocorre que há exceção, na qual o servidor será absolvido, na esfera civil e/ou administrativa, quando, na esfera penal houver absolvição por inexistência do fato ou negativa de autoria

Nesse sentido, dispõe Lei 8.112/90 que :

Art. 126.  A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.

Assim a alternativa “a” está correta, pois a expressão “nos termos da lei” refere-se à citada exceção.

LEI 8429 : 

 

 Art. 12.  INDEPENDENTEMENTE das sanções penais, civis e administrativas, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato:         

 

 

LETRA A 

Resposta: A

De acordo com o artº 12 da 8429/92: "  Art. 12. INDEPENDENTEMENTE das sanções penais, civis e administrativas, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente"

Porém, precisamos lembrar o artº 126 da 8112/90 que diz: "Art. 126.  A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria"

Ou seja, se ocorrer a absolvição criminal ela poderá influenciar nas outras ações, assim como é dito na letra A

Não implica BIS IN IDEM

 

"O servidor público, por uma única infração cometida, pode ser punido nas esferas penal, civil e administrativa. Logo, poderá sofrer três sanções por um único ato infracional e, da mesma forma, poderá ser absolvido em julgamento e punido nos outros, não configurando contradição" 

 

Exceção: julgamento na esfera penal vincula as demais esferas de responsabilidade

 

1) Se o servidor público for condenado na esfera penal, ele também o será na civil e na administrativa

 

2) Agora, se o servidor for absolvido na esfera penal, ele também o será nas demais,

    mas somente se ele for gente FINA

                                                      Fato Inexistente ou Negativa de Autoria

João está FERRADO, isso sim! KKK

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo