Segundo a Lei Orgânica do Município de Augusto Pestana, comp...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2465323 Legislação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul
Segundo a Lei Orgânica do Município de Augusto Pestana, compete ao Município instituir imposto sobre:

I. Propriedade predial e territorial urbana.     II. Transmissão inter vivos, a qualquer título, por ato oneroso, de bens imóveis, por natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, bem como cessão de direitos à sua aquisição, exceto de garantia.

III. Vendas de combustíveis líquidos e gasosos ao varejo, inclusive de óleo diesel e gás de cozinha.

Quais estão corretas?  
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

De acordo com a Lei Orgânica do Município de Augusto Pestana, a competência do Município para instituir impostos está relacionada com os seguintes impostos:

  • I. Propriedade predial e territorial urbana: Trata-se do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), competência atribuída aos municípios.
  • II. Transmissão inter vivos, a qualquer título, por ato oneroso, de bens imóveis: Este se refere ao Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), também de competência municipal.
  • III. Vendas de combustíveis líquidos e gasosos ao varejo: Este imposto é relacionado à circulação de mercadorias, mas não é de competência municipal. Ele é regulado pelo ICMS, um imposto estadual.

Dessa forma, as afirmações I e II estão corretas, pois os impostos sobre propriedade predial e territorial urbana (IPTU) e sobre a transmissão de bens imóveis (ITBI) são de competência municipal. Já o III não é competência do município.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo