Quadro clínico caracterizado por: i) alterações neuropatológ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q243719 Psiquiatria
Quadro clínico caracterizado por: i) alterações neuropatológicas específicas (encefalopatia espongiforme); ii) início é usualmente na meia idade ou velhice; iii) evolução devastadora e rapidamente progressiva; iiii) paralisia espástica dos membros, acompanhada por sinais extrapiramidais e movimentos coreoatetóides; iiiii) o eletroencefalograma (EEG) apresenta um traçado trifásico característico.

A descrição é compatível com a demência na Doença de:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema Central da Questão:

Esta questão aborda os transtornos mentais orgânicos, especificamente as características clínicas de uma demência rara e devastadora. É essencial compreender as distinções entre diferentes tipos de demências e as suas manifestações clínicas, além de ter conhecimento sobre a fisiopatologia e os exames diagnósticos que ajudam na diferenciação entre elas.

Alternativa Correta: D - Creutzfeldt-Jakob

A Doença de Creutzfeldt-Jakob é a única que se encaixa perfeitamente na descrição fornecida:

  • Alterações neuropatológicas específicas: A presença de encefalopatia espongiforme caracteriza as doenças priônicas, como Creutzfeldt-Jakob.
  • Início na meia idade ou velhice: Comum para esta doença.
  • Evolução rápida e devastadora: A doença progride rapidamente.
  • Paralisia espástica dos membros: Acompanhada por sinais extrapiramidais e movimentos coreoatetóides.
  • EEG com traçado trifásico: Esta é uma característica clássica da doença.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - Alzheimer: Essa é uma demência mais comum em idosos, mas não apresenta encefalopatia espongiforme ou o traçado trifásico no EEG. A progressão é mais lenta comparada à Creutzfeldt-Jakob.

B - Pick: Conhecida como demência frontotemporal, afeta principalmente a personalidade e o comportamento, sem as alterações de EEG descritas.

C - Huntington: É uma doença genética que causa movimentos coreicos, mas tem uma evolução diferente e não apresenta o padrão EEG triphasico.

E - Biswanger: Trata-se de uma demência vascular, destacando-se por alterações subcorticais e não pelo quadro clínico descrito.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

DEMÊNCIA DE ALZHEIMER: comprometimento da memória + uma ou mais das seguintes perturbações cognitivas: afasia, apraxia, agnosia e perturbação do funcionamento executivo. Idade de início pode ser precoce - aos 65 anos de idade ou menos ou tardia - após os 65 anos de idade.

DOENÇA DE PICK: preponderância de atrofia nas regiões fronto-temporais. também apresentam perda de neurônios, gliose e corpos de Pick neuronais. Causa desconhecida. Mais comum em homens. Mais comum na D. de Pick alterações de personalidade e comportamento, com preservação relativa de outras funções cognitivas. Aspectos da Síndrome de Kluver-Bucy (hipersexualidade, placidez e hiperoralidade) são muito mais comuns na doença de Pick do que na de Alzheimer.

DOENÇA OU CORÉIA DE HUNTINGTON: é uma demência do tipo subcortical, caracterizada por mais anormalidades motoras e menos disfunções da linguagem do que a do tipo cortical. Apresenta retardo psicomotor e dificuldade em tarefas complexas, mas a memória, a linguagem e o insight permanecem relativamente intactos nos estágios iniciais e intermediários da doença. Há alta incidência de depressão e psicose, além do transtorno coreoatetóide clássico. Não há afasia. Atenção, recordação imediata, habilidades visuoespaciais e coordenação comprometidas. Personalidade apática. Humor depressivo. Cálculo presrevado até os estágios finais. Postura curvada ou estendida. Velocidade e controle motores lentos. Presença de coréia, tiques motores, distonia. Recordação comprometida > reconhecimento.

DOENÇA DE BISWNGER: Conhecida como Encefalopatia arteriosclerótica subcortical, caracterizada pela presença de múltiplos infartos pequenos na substância branca, que poupam as regiões corticais. Condição rara.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo