A gestão arquivística de documentos em formatos digitais ger...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2010 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: MS Prova: CESPE - 2010 - MS - Arquivologista |
Q64359 Arquivologia
A informação constitui uma mercadoria tão vital para a
empresa como os recursos humanos, materiais ou financeiros,
sem os quais ela não conseguiria viver. Como qualquer outro
recurso, a informação deve ser gerida eficazmente, o que
necessita, como corolário, de um reconhecimento oficial da
empresa. Para desempenharem as suas respectivas funções, todos
os membros do organismo têm necessidade de informação que
pode ser orgânica, isto é, elaborada, enviada ou recebida no
âmbito da sua missão, ou não orgânica, isto é, produzida fora do
âmbito desta.

J. Rousseau e C. Couture. Os fundamentos da disciplina
arquivística. Lisboa: Dom Quixote, 1998, p. 63-4 (com adaptações).

A partir do texto acima e considerando os conceitos fundamentais
da arquivologia, noções de gestão de informações e documentos
e a legislação arquivística brasileira, julgue os itens de 01 a 07.

A gestão arquivística de documentos em formatos digitais gera estruturas de metadados úteis para a tramitação, mas que não são capazes de garantir fidedignidade ou autenticidade; após a transferência para fase intermediária, tais estruturas são substituídas por ferramentas analógicas, a fim de garantir o valor probatório dos documentos.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão baseando-se nos conceitos fundamentais da arquivologia, gestão de informações e documentos, e a legislação arquivística brasileira.

A alternativa correta é: Errado (E)

Primeiramente, é importante entender que a gestão arquivística de documentos envolve a aplicação de políticas, procedimentos e práticas que visam garantir a criação, manutenção, uso e disposição adequada dos documentos, sejam eles físicos ou digitais. A gestão de documentos digitais, em particular, demanda cuidados específicos com estruturas de metadados.

Metadados são informações que descrevem outros dados, proporcionando contexto e facilitando a gestão dos documentos digitais. Eles são essenciais para garantir a fidedignidade e a autenticidade dos documentos, pois incluem informações sobre a criação, modificação, acesso e gerenciamento dos arquivos.

A questão sugere que, após a transferência para a fase intermediária, as estruturas de metadados digitais são substituídas por ferramentas analógicas para garantir o valor probatório dos documentos. Isso está errado por várias razões:

  • Fidedignidade e autenticidade: A fidedignidade e a autenticidade dos documentos digitais são garantidas justamente pelas estruturas de metadados, que registram todas as ações realizadas sobre os documentos. Substituir esses metadados por ferramentas analógicas comprometeria a integridade e o valor probatório dos documentos digitais.
  • Legislação arquivística brasileira: A legislação brasileira, incluindo a Lei de Arquivos (Lei nº 8.159/1991) e a Resolução nº 20/2014 do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), reconhece a importância dos metadados na gestão de documentos digitais e não prevê a substituição por ferramentas analógicas.

Portanto, a afirmativa de que as estruturas de metadados digitais precisam ser substituídas por ferramentas analógicas na fase intermediária é equivocada. Os metadados devem ser mantidos durante todo o ciclo de vida dos documentos digitais para garantir sua autenticidade, fidedignidade e valor probatório.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A título de curiosidade....

ECM / GED Art. 4º - Os profissionais de arquivo e as instituições arquivísticas devem participar da concepção, do projeto, da implantação e do gerenciamento dos sistemas eletrônicos de gestão de documentos, a fim de garantir o cumprimento dos requisitos e metadados previstos no artigo 3º.

ECM / GED Art. 5º - A avaliação e a destinação dos documentos arquivísticos digitais devem obedecer aos procedimentos e critérios previstos na Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991, e às Resoluções do CONARQ, nº 5, de 30 de setembro de 1996, nº 7, de 20 de maio de 1997, e nº 14, de 24 de outubro de 2001.
Parágrafo único - A eliminação de documentos arquivísticos submetidos a processo de digitalização só deverá ocorrer se estiver prevista na tabela de temporalidade do órgão ou entidade, aprovada pela autoridade competente na sua esfera de atuação e respeitado o disposto no art. 9º da Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991.

Direto ao Ponto! (Quanto textão e sem a resposta!)

A gestão arquivística de documentos em formatos digitais gera estruturas de metadados úteis para a tramitação, mas que não são capazes de garantir fidedignidade ou autenticidade; após a transferência para fase intermediária, tais estruturas são substituídas por ferramentas analógicas, a fim de garantir o valor probatório dos documentos.

GABARITO: ERRADO

Outra que ajuda a responder!

Q50450

Cespe ANTAQ-2009

Os documentos arquivísticos digitais transferidos ou recolhidos às instituições arquivísticas públicas devem ser previamente identificados e classificados bem como ter asseguradas a integridade e a confiabilidade.

GABARITO: CERTO

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo