Em relação à seguridade social e ao regime próprio de prev...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2564882 Direito Previdenciário

Em relação à seguridade social e ao regime próprio de previdência social (RPPS), julgue o item subsequente. 


O princípio da universalidade de cobertura e do atendimento assegura aos brasileiros e estrangeiros o acesso a todas as ações, prestações, serviços e benefícios previdenciários, independentemente de contribuição. 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão pede o conhecimento acerca dos princípios da seguridade social, os quais estão elencados na Constituição Federal.
A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.
O princípio da universalidade da cobertura nos diz que a seguridade deve abarcar o maior número possível de riscos para o indivíduo (Fernandes e Guimarães, 2023), a exemplo do SUS, que deve atender todos os casos que a ele chegarem. No que diz respeito à universalidade do atendimento, nos diz que o maior número de pessoas deve ser atendido pelos serviços da seguridade, no entanto, a assistência se limita às pessoas mais vulneráveis, a Previdência – às pessoas que contribuem para o sistema.
Ou seja:

UNIVERSALIDADE DA COBERTURA- Cobrir o maior número de riscos;

UNIVERSALIDADE DO ATENDIMENTO- cobrir o maior número de pessoas.

 Dessa forma, nem todos os brasileiros e os estrangeiros terão direito a benefícios previdenciários, por exemplo, vez que dependem de contribuição. Bem como, a assistência, mesmo que não dependa de contribuições, só será prestada a quem dela necessitar.

Gabarito da professora: Errado.

Referências:

FERNANDES, João Marcos; GUIMARÃES, Rafael. Prática Previdenciária com cálculos previdenciários. 2ª edição. Leme/SP: Editora Imperium, 2023.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A Universalidade da cobertura e do atendimento: a seguridade social deverá atender a todos os necessitados, especialmente através da assistência social e da saúde pública, que são gratuitas, pois independem do pagamento de contribuições diretas dos usuários. A universalidade previdenciária é mitigada, haja vista limitar-se aos beneficiários do seguro, não atingindo toda a população.

O constituinte previu a universalidade em seus dois aspectos:

  1. objetivo (cobertura): buscando-se cobrir todos os riscos sociais que possam gerar o estado de necessidade;
  2. subjetivo(atendimento): que diz respeito a todas as pessoas que integram a população, inclusive os estrangeiros.

No que se refere a este segundo aspecto, esta é a regra em relação à saúde e à assistência social. A previdência social é, a princípio, restrita aos que exercem atividade remunerada.

Fonte: Frederico Amado e Material PP concursos.

"[...] benefícios previdenciários, independentemente de contribuição."

R: Benefícios previdenciários dependem de contribuição.

Errado.

Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social. Parágrafo único. Compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos:

I – universalidade da cobertura e do atendimento.

Entretanto, a previdência, que é abarcada pela seguridade social, diferentemente da saúde e da assistência social, tem caráter contributivo, o que torna – tecnicamente – incorreto afirmar que a contribuição social pode ser dispensada para acesso aos serviços prestados pela seguridade social como um todo.

Fonte: Estratégia - Prova comentada PGM Natal/RN

Sobre o tripé da seguridade social:

  • Previdência é para quem contribui
  • Assistência é para quem precisa
  • Saúde é para todos

Universalidade de Cobertura: Todos os brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil têm direito ao acesso aos serviços e benefícios da seguridade social, o que inclui saúde, previdência e assistência social.

Universalidade de Atendimento: Garante que todos tenham acesso aos serviços e benefícios da seguridade social.

No entanto, isso não significa que todos os serviços e benefícios são garantidos independentemente da contribuição. O acesso a determinados benefícios previdenciários está condicionado ao cumprimento de requisitos, incluindo contribuições.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo