Reclamante ajuizou reclamação trabalhista individual contr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2564897 Direito Processual do Trabalho

Reclamante ajuizou reclamação trabalhista individual contra município do interior do Rio Grande do Norte, tendo sido concedida a tutela provisória na própria sentença, que condenou o reclamado a pagar o valor de 50 salários mínimos, não tendo havido condenação em honorários.


Acerca dessa situação hipotética e de aspectos a ela pertinentes, julgue o item seguintes com base na legislação trabalhista e na jurisprudência do TST.


Nas ações contra a fazenda pública, não são devidos honorários de sucumbência.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A presente questão de Direito Processual do Trabalho versa sobre Honorários Advocatícios, na qual deverá ser analisada a afirmação para, ao final, verificarmos se a mesma está certa ou errada.

Vamos as assertivas:

(  ) ERRADA. No presente caso, os honorários são devidos também nas ações contra a Fazenda Pública, nos termos do art. 791-A, §1º da CLT.

Gabarito do professor: Errada.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ERRADO

Art. 791-A, CLT - Ao advogado, ainda que atue em causa própria, serão devidos honorários de sucumbência, fixados entre o mínimo de 5% (cinco por cento) e o máximo de 15% (quinze por cento) sobre o valor que resultar da liquidação da sentença, do proveito econômico obtido ou, não sendo possível mensurá-lo, sobre o valor atualizado da causa.

§ 1o  Os honorários são devidos também nas ações contra a Fazenda Pública e nas ações em que a parte estiver assistida ou substituída pelo sindicato de sua categoria.

Atenção para o seguinte, diante da aplicação subsidiária do CPC, que entendo aplicar-se à seara trabalhista:

Art. 85 § 7º Não serão devidos honorários no cumprimento de sentença contra a Fazenda Pública que enseje expedição de precatório, desde que não tenha sido impugnada.

(...) § 19. Os advogados públicos perceberão honorários de sucumbência, nos termos da lei.

Os honorários sucumbenciais são verba de caráter alimentar e destinam-se à remuneração do patrono da parte vencedora, logo devem guardar correlação com o trabalho realizado pelo advogado, sob pena de se desvirtuar da finalidade do instituto.

SERTÃO!!!

Art. 791-A. Ao advogado, ainda que atue em causa própria, serão devidos honorários de sucumbência, fixados entre o mínimo de 5% (cinco por cento) e o máximo de 15% (quinze por cento) sobre o valor que resultar da liquidação da sentença, do proveito econômico obtido ou, não sendo possível mensurá-lo, sobre o valor atualizado da causa.                     

§ 1  Os honorários são devidos também nas ações contra a Fazenda Pública e nas ações em que a parte estiver assistida ou substituída pelo sindicato de sua categoria.                  

§ 2  Ao fixar os honorários, o juízo observará:                  

I - o grau de zelo do profissional;                  

II - o lugar de prestação do serviço;                 

III - a natureza e a importância da causa;                     

IV - o trabalho realizado pelo advogado e o tempo exigido para o seu serviço.                   

A presente questão de Direito Processual do Trabalho versa sobre Honorários Advocatícios, na qual deverá ser analisada a afirmação para, ao final, verificarmos se a mesma está certa ou errada.

Vamos as assertivas:

Gab.: ERRADA. No presente caso, os honorários são devidos também nas ações contra a Fazenda Pública, nos termos do art. 791-A, §1º da CLT.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo