Reclamante ajuizou reclamação trabalhista individual contr...
Reclamante ajuizou reclamação trabalhista individual contra município do interior do Rio Grande do Norte, tendo sido concedida a tutela provisória na própria sentença, que condenou o reclamado a pagar o valor de 50 salários mínimos, não tendo havido condenação em honorários.
Acerca dessa situação hipotética e de aspectos a ela pertinentes, julgue o item seguintes com base na legislação trabalhista e na jurisprudência do TST.
Nas ações contra a fazenda pública, não são devidos
honorários de sucumbência.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A presente questão de Direito Processual do Trabalho versa sobre Honorários Advocatícios, na qual deverá ser analisada a afirmação para, ao final, verificarmos se a mesma está certa ou errada.
Vamos as assertivas:
( ) ERRADA. No presente caso, os honorários são devidos também nas ações contra a Fazenda Pública, nos termos do art. 791-A, §1º da CLT.
Gabarito do professor: Errada.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
ERRADO
Art. 791-A, CLT - Ao advogado, ainda que atue em causa própria, serão devidos honorários de sucumbência, fixados entre o mínimo de 5% (cinco por cento) e o máximo de 15% (quinze por cento) sobre o valor que resultar da liquidação da sentença, do proveito econômico obtido ou, não sendo possível mensurá-lo, sobre o valor atualizado da causa.
§ 1o Os honorários são devidos também nas ações contra a Fazenda Pública e nas ações em que a parte estiver assistida ou substituída pelo sindicato de sua categoria.
Atenção para o seguinte, diante da aplicação subsidiária do CPC, que entendo aplicar-se à seara trabalhista:
Art. 85 § 7º Não serão devidos honorários no cumprimento de sentença contra a Fazenda Pública que enseje expedição de precatório, desde que não tenha sido impugnada.
(...) § 19. Os advogados públicos perceberão honorários de sucumbência, nos termos da lei.
Os honorários sucumbenciais são verba de caráter alimentar e destinam-se à remuneração do patrono da parte vencedora, logo devem guardar correlação com o trabalho realizado pelo advogado, sob pena de se desvirtuar da finalidade do instituto.
SERTÃO!!!
Art. 791-A. Ao advogado, ainda que atue em causa própria, serão devidos honorários de sucumbência, fixados entre o mínimo de 5% (cinco por cento) e o máximo de 15% (quinze por cento) sobre o valor que resultar da liquidação da sentença, do proveito econômico obtido ou, não sendo possível mensurá-lo, sobre o valor atualizado da causa.
§ 1 Os honorários são devidos também nas ações contra a Fazenda Pública e nas ações em que a parte estiver assistida ou substituída pelo sindicato de sua categoria.
§ 2 Ao fixar os honorários, o juízo observará:
I - o grau de zelo do profissional;
II - o lugar de prestação do serviço;
III - a natureza e a importância da causa;
IV - o trabalho realizado pelo advogado e o tempo exigido para o seu serviço.
A presente questão de Direito Processual do Trabalho versa sobre Honorários Advocatícios, na qual deverá ser analisada a afirmação para, ao final, verificarmos se a mesma está certa ou errada.
Vamos as assertivas:
Gab.: ERRADA. No presente caso, os honorários são devidos também nas ações contra a Fazenda Pública, nos termos do art. 791-A, §1º da CLT.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo