Em relação ao estado de supressão do fenômeno respiratório ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A - Cogumelo de espuma externo.
A asfixia é um estado de supressão do fenômeno respiratório que pode resultar de diversas causas, como obstrução das vias aéreas, compressão do pescoço, ou comprometimento da função pulmonar. Para responder a essa questão, é necessário ter conhecimento sobre os diferentes sinais e lesões que podem ser observados em casos de asfixia.
Alternativa A - Cogumelo de espuma externo: Esta alternativa é a correta porque o cogumelo de espuma é uma lesão típica de asfixia, especialmente em casos de afogamento. Isso ocorre devido à coexistência de movimentos respiratórios, mesmo que ineficazes, com extravasamento de secreções proteicas para o interior da luz da árvore respiratória, formando uma espuma que pode ser observada na região da boca e narinas. A espuma resulta da mistura de ar, água (ou outros líquidos) e muco nas vias respiratórias.
Alternativa B - Sinal do funil de Bonnet: Esta alternativa está incorreta. O sinal do funil de Bonnet está relacionado à constrição do pescoço por uma laçada, apresentando marcas no pescoço em casos de enforcamento. Não está associado ao extravasamento de secreções proteicas na árvore respiratória.
Alternativa C - Manchas de Tardieu: Também incorreta. As manchas de Tardieu são petequias hemorrágicas observadas na superfície serosa de órgãos internos, como pulmões e coração. Elas são resultado da ruptura de pequenos vasos sanguíneos devido ao aumento da pressão intratorácica, mas não envolvem secreções proteicas na árvore respiratória.
Alternativa D - Sinal de Benassi: Esta alternativa está incorreta. O sinal de Benassi refere-se a marcas de pólvora e queimaduras na pele ao redor da entrada de um projétil de arma de fogo, resultantes de um tiro disparado a curta distância. Não tem relação com asfixia.
Alternativa E - Protrusão da língua: Apesar de a protrusão da língua poder ocorrer em casos de asfixia, essa alternativa está incorreta no contexto da questão, pois ela não descreve a lesão específica resultante da coexistência de movimentos respiratórios com o extravasamento de secreções proteicas na árvore respiratória.
Em resumo, o cogumelo de espuma externo é o sinal característico que resulta da combinação de movimentos respiratórios ineficazes com a presença de secreções proteicas na luz das vias respiratórias, sendo particularmente importante em casos de afogamento.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito A (certo).
Há o extravasamento de secreções proteicas para o interior da luz da árvore respiratória combinado com movimentos respiratórios, formando uma "espuminha" que é vista na boca. Tipo quando você aperta uma esponja de lavar prato que tá com detergente.
.
- Sinal do funil (cone?) de Bonnet: tronco de cone com orifício menor. Base do tronco com orifício maior. Tiro encostado.
- Manchas de Tardieu: manchas equimóticas lenticulares de Tardieu. Asfixia por sufocação direta. Manchas de Tardieu.
- Sinal de Benassi/Benassi-Cueli – halo fuliginoso no crânio (zona de esfumaçamento em superfície óssea). Tiro encostado.
- Protrusão da língua: sinal geral externo da asfixia. Ocorre em asfixias mecânicas.
.
.
.
ps.: se encontrar algum comentário errado, mande uma mensagem alertando.
Cogumelo de espuma: é formado de uma bola de finas bolhas de espuma que cobre a boca e as narinas e se continua pelas vias respiratórias inferiores. É mais comum nos afogados, mas pode surgir em outras formas de asfixias mecânicas, no edema agudo do pulmão e nos casos de morte precedida de grandes convulsões.
Projeção da língua e exoftalmia: são achados comuns nas asfixias mecânicas, mas não esquecer que os cadáveres putrefeitos na fase gasosa ou enfisematosa também apresentam exoftalmia e projeção da língua, mesmo sem ter nenhuma relação com a morte por asfixia.
Fonte: Genival Veloso de França.
A) Cogumelo de espuma.
Cogumelo de espuma é um dos sinais de asfixia, é a formação de espuma na boca em razão da secreção das vias aéreas, sua formação depende da entrada de água no interior das vias respiratórias, do muco e do ar. Geralmente surge apenas nas pessoas que reagiram, e é um sinal de afogamento.
Gab. A
A) Cogumelo de espuma externo Correto!
MAIS COMUM NOS AFOGADOS, MAS PODE SURGIR EM OUTRAS FORMAS DE ASFIXIAS MECÂNICAS.
SÓ SE FORMA PELA ENTRADA DE LÍQUIDO NAS VIAS AÉREAS E POR EXPULSÃO DE AR E MUCO NOS INDIVÍDUOS QUE REAGIRAM À PROXIMIDADE DA MORTE E CUJOS CADÁVERES FORAM RETIRADOS PRECOCEMENTE DA ÁGUA.
B) Sinal do funil de Bonnet. Incorreto.
-> Trata-se de lesão provocada por instrumentos do tipo perfurocontudente, no casos, projéteis de armas de fogo.
C) Manchas de Tardieu. Incorreto.
-> Equimose ou mancha de Tardieu encontramos nas regiões sub-conjuntival (OLHOS), sub-pleural (PULMÃO) e sub-epicardica (CORAÇÃO).
D) Sinal de Benassi. Incorreto.
> Trata-se de lesão provocada por instrumentos do tipo perfurocontudente, no casos, projéteis de armas de fogo.
> Plano ósseo.
E) Protrusão da língua. Incorreto.
> São achados comuns nas asfixias mecânicas, mas não esquecer que os cadáveres putrefeitos na fase gasosa ou enfisematosa também apresentam exoftalmia e projeção da língua, mesmo sem ter nenhuma relação com a morte por asfixia.
(...) lesão associada resulta da coexistência de movimentos respiratórios. (...) com extravasamento se secreções proteicas para o interior da luz da árvore respiratória.
Minha dúvida são as seguintes:
O que significa interior da luz da árvore respiratória?
O Cogumelo de espuma é um tipo de lesão?
Errei por não ter entendido o comando da questão
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo