A gestão democrática está contemplada na Meta 7 do Plano Nac...
Meta 7- fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem de modo a atingir as seguintes médias nacionais para o Ideb: [...] 7.16) apoiar técnica e financeiramente a gestão escolar mediante transferência direta de recursos financeiros à escola, garantindo a participação da comunidade escolar no planejamento e na aplicação dos recursos, visando à ampliação da transparência e ao efetivo desenvolvimento da gestão democrática; (BRASIL, 2014, p. 61).
Assinale a alternativa correta.
As estratégias que têm consonância com a vinculação da gestão com a qualidade do ensino são:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a C - "A avaliação em larga escala na educação básica, o aporte financeiro, o planejamento participativo e o controle social."
A questão aborda a gestão democrática na educação, pautada pela Meta 7 do Plano Nacional de Educação (PNE), que se refere ao fomento da qualidade da educação básica, associando a gestão escolar participativa à melhoria dos resultados educacionais. Para resolver essa questão, é necessário compreender alguns conceitos fundamentais sobre a gestão democrática e o papel da comunidade escolar na tomada de decisões e no controle social dos recursos e ações pedagógicas.
A gestão democrática envolve a participação ativa da comunidade escolar no planejamento, execução e avaliação das ações educacionais. Isso significa que professores, pais, estudantes e outros membros da comunidade devem ter voz ativa na gestão da escola. Em particular, o planejamento participativo e o controle social destacam-se como estratégias para vincular a gestão à qualidade do ensino.
Por que a alternativa C está correta? A avaliação em larga escala, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), é uma ferramenta para medir a qualidade e fornecer dados para planejamento e intervenções. O aporte financeiro refere-se ao suporte financeiro às escolas, que é essencial para a implementação de projetos e melhorias. O planejamento participativo garante que as necessidades e perspectivas de todos os envolvidos sejam consideradas no processo de tomada de decisões. Por fim, o controle social diz respeito à fiscalização da gestão dos recursos e das ações da escola pela comunidade, promovendo transparência e responsabilidade.
Os conhecimentos necessários para resolver essa questão incluem o entendimento das políticas de gestão escolar no contexto brasileiro, especialmente as previstas no PNE, e a capacidade de identificar práticas de gestão que promovam a qualidade do ensino através de uma abordagem democrática e participativa.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A avaliação em larga escala na educação básica, o aporte financeiro, o planejamento participativo e o controle social.
Controle social?
A avaliação em larga escala na educação básica:
Tem haver com gerência e qualidade, pois os "gestores" avaliam para depois para ver onde está o defasagem e assim ter melhorias qualitativos.
, o aporte financeiro:
Tem haver, aporte financeito significa a contribuição recebida pela instituição para conseguir investir em um objetivo específico. Isso acontece após os gestores procurarem oportunidades para conseguir receber os valores. Investimentos para obter mais qualidades.
planejamento participativo: a nossa famosa gestão democrática
e o controle social: ao estudar controle social no PNE não deve- se entender essa frase no seu sentido literal, mas sim como uma forma dos sistemas estarem contando, diaguinosticando as defasagens, os rendimentos de ensino e aprendizagens dos estudantes e outros aspectos.. No PNE é apontado muitas vezes essa frase, vejam :
7.28) mobilizar as famílias e setores da sociedade civil, articulando a educação formal com experiências de educação popular e cidadã, com os propósitos de que a educação seja assumida como responsabilidade de todos e de ampliar o controle social sobre o cumprimento das políticas públicas educacionais;
19.2) ampliar os programas de apoio e formação aos (às) conselheiros (as) dos conselhos de acompanhamento e controle social do Fundeb, dos conselhos de alimentação escolar, dos conselhos regionais e de outros e aos (às) representantes educacionais em demais conselhos de acompanhamento de políticas públicas, garantindo a esses colegiados recursos financeiros, espaço físico adequado, equipamentos e meios de transporte para visitas à rede escolar, com vistas ao bom desempenho de suas funções;
20.4) fortalecer os mecanismos e os instrumentos que assegurem, nos termos do a transparência e o controle social na utilização dos recursos públicos aplicados em educação, especialmente a realização de audiências públicas, a criação de portais eletrônicos de transparência e a capacitação dos membros de conselhos de acompanhamento e controle social do Fundeb, com a colaboração entre o Ministério da Educação, as Secretarias de Educação dos Estados e dos Municípios e os Tribunais de Contas da União, dos Estados e dos Municípios;
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo