De acordo com a Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Inexigibilidade = As hipóteses de inexigibilidade estão previstas exemplificativamente no art. 25 da Lei n. 8.666/93. São casos em que a realização do procedimento licitatório é logicamente impossível por inviabilidade de competição, seja porque o fornecedor é exclusivo, seja porque o objeto é singular.
Licitação dispensada = Recentemente identificados pela doutrina, os casos de licitação dispensada não envolvem a possibilidade discricionária, como nas hipóteses convencionais de dispensa, de a Administração escolher entre promover a licitação ou realizar a contratação direta. Trata-se, portanto, de situações em que a contratação direta é uma decisão vinculada. A própria Lei n. 8.666/93 distingue casos de licitação “dispensável” (art. 24, caput) e de licitação “dispensada” (art. 17). Naqueles, a Administração decide discricionariamente se a melhor solução é licitar ou contratar diretamente; nestes, a realização da licitação está de antemão excluída, dispensada.
Dispensa de licitação = Previstos taxativamente no art. 24 da Lei n. 8.666/93, os casos de dispensa envolvem situações em que a competição é possível, mas sua realização pode não ser para a Administração conveniente e oportuna, à luz do interesse público. Assim, nos casos de dispensa, a efetivação da contratação direta é uma decisão discricionária da Administração Pública. Exemplo: contração de objetos de pequeno valor.
Fonte: MAZZA (2014)
Dispensável = Compra ou locação de imóvel com finalidades precípuas da administração.
Inexigível = Contratação de profissional de qualquer setor artístico.
Obrigatória = Na modalidade de Concorrência, Convite, Concurso, Leilão, Tomada de Preços ou Pregão.
Bons Estudos :)
Se fossem todas assim...rs
GAB (D)
GAB (D)
Inexigível e Dispensável.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo