Segundo Mantoan (2003), a inclusão é produto de uma educação...
Segundo Mantoan (2003), a inclusão é produto de uma educação plural, democrática e transgressora. Ela provoca uma crise escolar, ou melhor, uma crise de identidade institucional, que, por sua vez, abala a identidade dos professores e faz com que seja ressignificada a identidade do aluno. O aluno da escola inclusiva é outro sujeito que não tem uma identidade fixada em modelos ideais, permanentes, essenciais. Sobre a escola inclusiva, analise as afirmativas a seguir.
I. Alunos com grandes comprometimentos físicos, mentais, surdez profunda e outros não podem ser incluídos em escolas comuns de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
II. Diversificar o ensino para alguns alunos, como os que têm uma deficiência ou problemas de aprendizagem, não é indicado para que a inclusão escolar desses alunos aconteça.
III. Não é porque o professor ensinou que o aluno deve, automaticamente, aprender. Os alunos com deficiência aprendem como os demais colegas, construindo ativamente o conhecimento.
IV. A escola que não se sentir preparada pode se negar a receber determinados alunos que tenham uma deficiência.
V. Os currículos adaptados não são indicados a alunos com deficiência, quando incluídos em turmas comuns de ensino fundamental.
Estão corretas apenas as afirmativas