O Quadro I a seguir foi originado de um dos instrumentos de ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q630071 Administração Financeira e Orçamentária

O Quadro I a seguir foi originado de um dos instrumentos de planejamento de um ente municipal em um dado exercício. 


            Imagem associada para resolução da questão


De acordo com as normas relativas ao planejamento orçamentário no Brasil, o quadro se refere _______ e deve constar ________.


As lacunas são devidamente preenchidas, respectivamente, com: 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Questão sobre os anexos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que são exigidos pela LRF.

Conforme o Manual Técnico do Orçamento (MTO), o orçamento é instrumento de planejamento de qualquer entidade, seja pública ou privada. No setor público, de acordo com a CF88, art. 165, temos basicamente 3 instrumentos legais de planejamento (LOA, LDO e PPA).

Uma das principais inovações da LRF, em matéria de LDO, foi a previsão de anexos que deveriam necessariamente integrá-la. Conforme art. 4º da LRF:
“§ 1o Integrará o projeto de lei de diretrizes orçamentárias Anexo de Metas Fiscais, em que serão estabelecidas metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primário e montante da dívida pública, para o exercício a que se referirem e para os dois seguintes.
§ 3o A lei de diretrizes orçamentárias conterá Anexo de Riscos Fiscais, onde serão avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas públicas, informando as providências a serem tomadas, caso se concretizem.
§ 4o A mensagem que encaminhar o projeto da União apresentará, em anexo específico, os objetivos das políticas monetária, creditícia e cambial, bem como os parâmetros e as projeções para seus principais agregados e variáveis, e ainda as metas de inflação, para o exercício subseqüente."

Dica! Decore as informações básicas de cada anexo da seguinte forma:

(1) Anexo Riscos Fiscais (ARF) trata de riscos.
Exemplo: O risco de uma ação trabalhista contra o Estado, que tramita nos tribunais e pode causar um impacto negativo no patrimônio público.

(2) Anexo Específico (AE) trata de Economia.
Exemplos: Projeção do PIB, da taxa de juros, taxa de câmbio, inflação, etc.

(3) Anexo de Metas Fiscais (AMF) trata da LRF como um todo. É o anexo que contém maior amplitude de informações, pois cobre vários indicadores importantes para Responsabilidade Fiscal.
Exemplos: Metas de receitas, despesas, resultados nominal e primário, montante da dívida pública, entre outras diversas informações.

Por isso, o melhor a se fazer é decorar o conteúdo dos anexos (1) e (2). As informações que sobrarem, e que fizerem referência a Responsabilidade Fiscal (LRF), provavelmente serão tratadas no AMF – é uma classificação residual.

Atenção! Esses três anexos são exigidos pela LRF, mas a CF88 ainda instituiu um 4º anexo para LDO recentemente:
“Art. 165. § 12. Integrará a lei de diretrizes orçamentárias, para o exercício a que se refere e, pelo menos, para os 2 (dois) exercícios subsequentes, anexo com previsão de agregados fiscais e a proporção dos recursos para investimentos que serão alocados na lei orçamentária anual para a continuidade daqueles em andamento.           (Incluído pela Emenda Constitucional nº 102, de 2019)   (Produção de efeito) "
 
Voltando a análise da questão, veja que o conteúdo do quadro se refere a frustração de receita (dívida ativa), demandas trabalhistas e restituições. Ou seja, trata de riscos fiscais.

Feita toda a revisão, já podemos analisar cada uma das alternativas:

A) Errado, não existe Anexo de Gestão Fiscal.  

B) Errado, o Anexo de Metas Fiscais acompanha a LDO, não a LOA.

C) Errado, o Anexo de Metas Fiscais acompanha a LDO, não o PPA.

D) Certo, como vimos, o quadro se refere ao Anexos de Riscos Fiscais pois configura evidencia passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas públicas; e deve constar na LDO.

E) Errado, o Anexo de Riscos Fiscais acompanha a LDO, não a LOA.
 

Gabarito do Professor: Letra D

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito D:   § 3o A lei de diretrizes orçamentárias conterá Anexo de Riscos Fiscais, onde serão avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas públicas, informando as providências a serem tomadas, caso se concretizem.

Se conhecer um pouco a respeito dos anexos supracitados, bastará bater o olho para saber a alternativa. O quadro é só para o condidato perder tempo na questão  :p

Anexos de Metas e Riscos Fiscais fazem  parte da LDO, confome LRF.

ANEXOS DA LDO - METAS FISCAIS E RISCOS FISCAIS

É só ir direto nas alternativas.

ANEXOS DA LDO >>> METAS FISCAIS E RISCOS FISCAIS.

Art. 4º da LRF

“§ 3º A lei de diretrizes orçamentárias conterá Anexo de Riscos Fiscais, onde serão avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas públicas, informando as providências a serem tomadas, caso se concretizem.”

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo