Assinale a opção correta em relação aos conceitos, à aplicaç...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Auditoria Operacional
1. Auditoria de desempenho operacional: examinar a ação governamental quanto aos aspectos da economicidade, eficiência e eficácia da gestão.
2. Avaliação de programas: busca examinar a efetividade dos programas e projetos governamentais, apurando em que medida as ações implementadas lograram produzir os efeitos pretendidos pela Administração.
Para os não assinantes
Gabarito letra D
LETRA A
A carta de encargo é o documento utilizado pelo auditor para comunicar à entidade auditada o custo das horas consumidas (ESTIMADAS) na execução dos trabalhos de auditoria.
LETRA B
A realização de entrevista, mesmo sem o consenso do entrevistado (deve haver consenso para ser válida), é uma forma válida utilizada pelos auditores na obtenção de evidências quando a auditoria é do tipo testemunhal.
LETRA C
O objetivo geral de uma auditoria de cumprimento (operacional) é a expressão de opinião certificada por parte do auditor de que os controles garantem a integridade das regras e que estão aderentes às atividades da entidade.
>>> A auditoria de cumprimento engloba a revisão, comprovação e avaliação dos controles e procedimentos operacionais de uma entidade.
Fonte: www.portaldecontabilidade.com.br
LETRA D (GABARITO)
Na avaliação de programa, que é uma modalidade de auditoria de natureza operacional, é possível utilizar pesquisa, delineamento experimental e delineamentos quase- experimentais para examinar a efetividade dos projetos governamentais de responsabilidade da entidade
LETRA E
O auditor especialista em perícia contábil tem competência para emitir opinião sobre a eficiência e a eficácia de determinado dado utilizado pela organização no controle do patrimônio.
>>>> Perito emite parecer, os quais não são divulgados externamente.
A principal diferença entre auditoria e perícia é que a auditoria opera através de um processo de amostragem, e a perícia sobre um determinado ato, ligado ao patrimônio das entidades físicas ou jurídicas, buscando a apresentação de uma opinião através do laudo pericial.
O perito contador atua sobre um caso litigioso, envolvendo duas partes, enquanto que o auditor desenvolve seu trabalho para uma entidade privada ou pública que o contrata para apreciar e emitir parecer sobre controles internos ou demonstrações financeiras
Fonte: www.portaldecontabilidade.com.br
Sobre o erro da alternativa B, a única referência bibliográfica que eu encontrei foi no portal do TCU em técnicas de entrevistas no trecho abaixo:
3.3.4. Seleção e Contato com os Entrevistados
(...) Em seguida, os indivíduos selecionados devem ser consultados acerca da sua disposição de colaborar com o TCU. Essa consulta deve ser feita de modo uniforme, para que nenhuma informação importante seja omitida. (...)
É importante que seja feito um controle dos contatos mantidos, do qual deverão constar o nome da pessoa contatada, o seu endereço e telefone, a data e hora do contato e outras observações relevantes, como as razões eventualmente apresentadas para a não-colaboração (vide Anexo). Ademais, também devem ser registradas as tentativas frustradas de contato. O registro dessas informações propiciará, no período de análise, um melhor conhecimento do perfil dos entrevistados, bem como permitirá estimar os efeitos da não-participação sobre os resultados.
Se alguém tiver alguma referência mais apurada e precisa sobre o tema, eu agradeço.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo