A termodinâmica pode ser definida como a ciência que estuda ...
As energias cinética e potencial são formas familiares de energia mecânica que, por definição, permitem uma conversão direta e completa para trabalho mecânico. Para a interação na forma de trabalho mecânico entre um sistema e suas vizinhanças, é suficiente identificar a ocorrência de uma força agindo na fronteira do sistema.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Acredito que o trecho "permitem uma conversão direta e completa para trabalho mecânico" também está equivocado. Nem sempre (nunca) a conversão de energia será direta e/ou completa. É para isso que existe a 2ª Lei da Termodinâmica.
Acredito que o que a tornou errada não foi a questão da conversão, na verdade, acredito que esteja certo, afinal, estamos falando da teoria. A 2ª Lei da Termodinâmica diz que não há eficiência de 100% quando envolve fluxo de calor.
O errado, na verdade, é que não basta existir somente a força agindo na fronteira do sistema, mas deve haver variação de volume, para que finalmente haja trabalho mecânico.
Para que haja energia mecânica não basta apenas a força, mas também deslocamentos (seja relativo a um referencial, seja absoluto, seja de fronteira, etc).
Complementando as respostas anteriores, não é suficiente a identificação de forças na fronteira do sistema. Na verdade pode haver trabalho atuando na fronteira do sistema de outras formas, como uma diferença de potencial e corrente elétrica. W = u.I. E outras origens como magnética ( um gás a baixa pressão e ionizado terá interação magnética) e nuclear como dito anteriormente.
Deve haver deslocamento da fronteira, ou seja, aumento ou redução de volume.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo