O arquivo intermediário caracteriza-se por conter
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Nos arquivos intermediários são armazenados os documentos que já cumpriram as funções pelas quais foram criados, mas ainda podem ser consultados em caso de necessidade. Além disso, os arquivos intermediários aguardam a sua destinação final, que pode ser a eliminação ou o recolhimento para a guarda permanente.
a) Errada. Documentos de atividade-fim são aqueles relacionados às atividades finalísticas da instituição e documentos de atividade-meio são aqueles relacionados às atividades administrativas da instituição. Ambos podem ser encontrados nos arquivos intermediários e não há predominância de um em detrimento do outro.
b) Errada. Documentos de atividade-fim são aqueles relacionados às atividades finalísticas da instituição, mas não é característica do arquivo intermediário conter documentos finalísticos. Nessa fase encontram-se documentos que cumpriram suas funções, independente de serem finalísticos ou de área-meio.
c) Errada. O Arquivos intermediários possuem documentos de valor primário, ou seja, administrativo, fiscal e legal, e não documentos de valor secundário - históricos, culturais, probatórios ou informativos. Os documentos de valor secundário só são encontrados nos arquivos permanentes.
d) Errada. Nos arquivos correntes são encontrados os documentos que acabaram de serem produzidos ou recebidos para que alguma atividade possa ser desenvolvida. Por isso, a consulta a eles é frequente. Nos arquivos intermediários, os documentos já cumpriram seus fins e a consulta, portanto, é esporádica.
e) Certa. Os documentos armazenados no arquivo intermediário já cumpriram as funções pelas quais foram criados e ficam armazenados porque há a possibilidade de consultas esporádicas, mas o uso é definitivamente pouco frequente. Além disso, enquanto podem ou não ser consultados, os documentos aguardam a sua destinação final, que pode ser o recolhimento ou a guarda permanente.
Gabarito do Professor: E
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Arquivo intermediário é o conjunto de documentos originários de arquivos correntes e que estão sendo pouco usados na rotina de trabalho e são armazenados temporariamente (prazo estabelecido pelo CONARQ) até a sua destinação final, podendo ser eliminados ou arquivados permanentemente.
Consta também no artigo 8º § 2º da lei 8.159 de 8 de janeiro de 1991 (Política Nacional de arquivos público e privados) o seguinte conceito: Consideram-se documentos intermediários aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
Fonte: https://materiasparaconcursos.com.br/2018/06/13/arquivos-correntes-intermediarios-e-permanentes/
Gab. E
Sobre a letra B
No arquivo intermediário não existe documentos decorrentes do exercício das atividades-fim?
O ciclo vital dos documentos é composto de três fases: arquivo corrente, arquivo intermediário e arquivo permanente.
O arquivo corrente, de forma prática, é a sua mesa de trabalho, o armário que fica ao seu lado ou o seu setor de trabalho. Ele é composto por documentos que estão sendo utilizados frequentemente para dar prosseguimentos às demandas. Esses documentos possuem valor primário, ou seja, valor administrativo, fiscal ou legal. Isso quer dizer que eles estão cumprindo as funções pelas quais foram criados e, por isso, possuem um valor primário elevado.
Já o arquivo intermediário é um espaço, não necessariamente na sede da instituição, composto por documentos que já cumpriram as funções pelas quais foram criados (valor primário), mas que podem ser solicitados pelo arquivo corrente, caso seja necessário. Nesse espaço, os documentos aguardam a sua destinação final - que pode ser a eliminação ou guarda permanente, além de estarem disponíveis para uso do arquivo corrente sem que sejam da responsabilidade do arquivo corrente. Repare que aqui ainda temos o valor primário dos documentos agindo, mas esse valor primário está em decadência.
No arquivo permanente só chegam documentos que cumpriram as funções pelas quais foram criados, ou seja, valor primário e que, necessariamente, ganharam um novo valor para a instituição, que é o valor secundário, composto por valores históricos/culturais/probatórios e informativos.
a) Incorreta. Arquivos intermediários possuem tanto documentos de atividades-fim quanto de atividades-meio.
b) Incorreta. Arquivos intermediários possuem tanto documentos de atividades-fim quanto de atividades-meio.
c) Incorreta. Arquivo Intermediários possuem documentos de valor primário, ou seja, administrativo, fiscal e legal, e não documentos de valor secundário - históricos, culturais, probatórios ou informativos. Esses últimos só são encontrados nos arquivos permanentes.
d) Incorreta. Documentos que são objetos de consultas frequentes se localizam nos arquivos correntes, e não nos intermediários. Nos arquivos intermediários temos um valor primário reduzido e, consequentemente, uma redução da procura a eles.
e) Correta. De fato, a procura dos documentos no arquivo intermediário é reduzida, já que os documentos já cumpriram as funções pelas quais foram criados e apenas aguardam a sua destinação final, após o cumprimento do prazo.
Gabarito do Professor: E
Gab. E
É até passar
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo